De 28 a 30 de maio, o VI Ciclo de Concertos de Coimbra convida à redescoberta da cidade, com oito concertos nos formatos presencial e online, transmitidos através das redes sociais da iniciativa. A programação conta com duas orquestras, o reconhecido maestro António Vitorino d’Almeida, os pianistas Artur Pizarro e Leonardo Hilsdorf, e um concerto solidário de apresentação do novo disco dos H4nds Duo.

A Orquestra Clássica do Centro, dirigida pelo maestro romeno Constantin Grigore, e o solista romeno Jeffery Macsim, abrem o VI Ciclo de Concertos de Coimbra, subindo ao palco do Grande Auditório do Convento de São Francisco, no dia 28 de maio, pelas 20h30. O dia 29 e maio encontra repleto de espetáculos, começando com uma atuação no Seminário Maior de Coimbra, com um concerto de Jovens Talentos da Cidade de Coimbra; terminando com a prestação da Orquestra Arco Ribeirinho, pelas 21h, com o pianista Leonardo Hilsford e o maestro Tobias Gossman, no espaço do Conservatório Música Coimbra.

1º Concertino de Dinu Lipatti e a Música Romena

O último dia do VI Ciclo de Concertos e Coimbra arranca com o “Saber Ouvir”, de António Vitorino d’Almeida, e encerra com um tributo a Chopin, pelas 18h no palco do Conservatório.

A programação convida a descobrir diversos locais de Coimbra, com a riqueza do património da Sé Velha e do Convento de São Francisco, contrastando com o Seminário Maior e o Conservatório de Música da cidade, expandindo os horizontes musicais de todo o público, e cultivando o encontro com a cidade e com a cultura.

A iniciativa, que celebra este ano a sua sexta edição, é organizada pela Associação CulturXis e pela Orquestra de Sopros de Coimbra, com o apoio da Direção-Geral da Artes do Ministério da Cultura e o Município de Coimbra.

Texto de Ana Mendes
Fotografias da cortesia de VI Ciclo Concertos Coimbra

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.