A cidade de Viana do Castelo vai celebrar o Ano Municipal da Literacia Científica com uma vasta programação cultural para a divulgação da ciência e do conhecimento. A iniciativa conta com exposições, inauguração de instalações e encontros no município ao longo do ano de 2020.

No próximo mês de março, a comunidade vai assistir à inauguração do Museu Virtual da Memória Marítima, onde se destacam duas vertentes: Centro de Documentação do Mar e Centro do Património Imaterial do Mar de Viana do Castelo. Em abril, abre a Porta do Neiva do Geoparque Litoral de Viana do Castelo – Museu do Mel e do Caulino, que tem como objetivo valorizar o património do Ribeira Lima.

O Observatório do Litoral Norte – Laboratório Colaborativo para o Conhecimento do Mar de Viana do Castelo tem inauguração prevista para maio de 2020 e destaca-se por ser o primeiro laboratório colaborativo de iniciativa municipal do país. Por fim, em setembro, a Porta das Argas do Geoparque Litoral de Viana do Castelo – Museu do Património Mineiro das Argas abre portas no concelho.

Em termos culturais, a programação conta com as exposições “As Mulheres na Ciência” e a “Tabela Periódica em Croché”. A agenda vai levar também diversas atividades de laboratório e de campo a toda a comunidade.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia via press release 

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.
viana-castelo-literacia-gerador