Viana do Castelo está pronta para viver de novo a concentração de fãs de jogos de tabuleiro. Nos dias 31 de janeiro a 2 de fevereiro, a VianaCon regressa com atividades, palestras, workshops e diferentes títulos de jogos para dar início à edição de 2020.

O tema deste ano é a criatividade e, por isso, o evento tem início no último dia de janeiro, no Café-Concerto do Teatro do Noroeste, com Micael Sousa na condução do workshop “Team Building e Colaboração”, às 16h. No mesmo dia, por volta das 21h, uma mesa redonda vai ser o pretexto para que ilustradores, designers, criadores de jogos, editores e escolas debatam os jogos de tabuleiro.

Os restantes dois dias vão reunir os fãs no Centro Cultural de Viana do Castelo para descobrirem novos jogos num evento de entrada livre. No dia 1 de fevereiro, a Biblioteca Municipal vai acolher uma palestra sobre os jogos e a inteligência artificial com Marco Silva. Já o dia seguinte conta com um workshop no Coliseu de Viana sobre a criação de jogos, na presença de Pedro Kerouac. Toda a programação pode ser consultada aqui.

Em comunicado, é referido que é importante “valorizar as atividades nesta área, que têm juntado cada vez mais pessoas à volta da mesa”. Segundo a organização, tem-se verificado um “aumento do número de pessoas que participam em atividades com jogos de tabuleiro”.

A organização do evento ficou a cargo da Associação Cultural e Artística Artmatriz, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia de Sophie Elvis via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.