A Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, apresenta este sábado, dia 28 de setembro, um colóquio para celebrar os 40 anos de vida literária de António Lobo Antunes, numa iniciativa que irá contar com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Numa colaboração com as Publicações Dom Quixote/Leya, a Gulbenkian pretende assinalar os quarenta anos de publicação dos dois primeiros romances do autor: Memória de Elefante e Os Cus de Judas, ambos protagonizados por um médico e contados na primeira pessoa.

O evento de entrada livre decorre durante todo o dia, com um programa diverso que conta também com a participação de diversos oradores como Daniel Sampaio, Maria Alzira Seixo e Guilherme d’Oliveira Martins, entre outros.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, estará presente na sessão de de encerramento, juntamente com a presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota. A fechar o encontro, pelas 18h, serão também ouvidos excertos de Os Cus de Judas pela voz do autor.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Peter Foley

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.