De forma a aproximar o público das obras mais marcantes do arquiteto Souto de Moura, a Casa da Arquitectura preparou um conjunto de itinerários para dar a conhecer 15 trabalhos do artista em oito visitas pelo país. A iniciativa nasceu em paralelo com a exposição “Souto de Moura: Memória, Projectos, Obras”.

As visitas, a decorrer entre os meses de março e setembro deste ano, vão ser acompanhadas por especialistas e atuais ou antigos colaboradores do arquiteto. Entre os locais a visitar destacam-se, entre outros, a Barragem do Tua, o Estádio de Braga, a Casa das Histórias e o Convento das Bernardas.

A primeira paragem é o Metro do Porto, dia 28 de março. A condução da visita vai ser realizada pelo arquiteto André Campos, colaborador de Eduardo Souto de Moura entre 2002 e 2012. A mesma viagem passa ainda pela estação do Bolhão e pela estação da Trindade. As próximas visitas passam ainda por cidades como Lisboa, Alijó, Matosinhos, Aveiro, Braga, Porto e Algarve.

A Casa da Arquitetura nasceu em 2017, na cidade de Matosinhos, e é uma entidade sem fins lucrativos que tem vindo a fomentar a presença da arquitetura junto do público.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia via press release 

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.
souto-moura-gerador