fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

“Vistas de Exposição”, viaja até ao passado com a FBAUP

Sessenta e oito anos depois da organização das dezasseis Exposições Magnas da Escola Superior de…

Texto de Patricia Silva

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Sessenta e oito anos depois da organização das dezasseis Exposições Magnas da Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP), a sua sucessora - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP)- recupera e expõe fotografias que trazem consigo memórias, conceitos e artes.

 Vistas de Exposição é o nome da exposição inédita patente no Pavilhão da FBAUP, dedicado às artes.

Pela primeira vez será possível viajar no tempo, através de diversas fotografias e acervos documentais, e voltar aos dias em que " a comunicação da Escola com o exterior era maioritariamente feita através das suas iniciativas culturais. Estas incluíam exposições, concertos, palestras e publicações, entre outros atos que demonstravam o espírito comunitário da Escola e revelavam os métodos de ensino e as políticas pedagógicas das Belas-Artes.", como é possível ler na apresentação feita pela FBAUP, online.

É possível ver, maioritariamente, fotografias da autoria de Teófilo Rego, fotógrafo que acompanhou a produção artística da cidade devido à sua relação próxima com diversos artistas do Porto. Contempla-se também obras selecionadas do acervo da FBAUP, associadas às vistas das exposições Magnas que retratam as sucessivas construções dos novos pavilhões da ESBAP, notícias na imprensa da época e referências a programação cultural desenvolvida em cada ano letivo.

A exposição conta com obras de Platão Mendes e Tavares da Fonseca, um filme do escultor Fernando Fernandes, e pinturas e esculturas de António Bronze, Augusto Gomes, Carlos Amado, Clara Menéres, Dario Boaventura, Elvira Leite, Henrique Pousão, Maria Luísa Abelha.

Vistas de Exposição estará em exibição até março de 2021. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00, de forma gratuita.

Texto por Patrícia Silva
Fotografias retiradas do webiste da FBAUP

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

18 Novembro 2025

Capicua, Franco Berardi e Bobby Duffy confirmados para o Uncover 2026

18 Novembro 2025

De 21 a 23 de novembro, vem a Santarém descobrir a nova geração de criadores

17 Novembro 2025

A velha guarda

14 Novembro 2025

Encontro Afluentes: ideias para os rios de amanhã a 24 e 25 de novembro na FLAD, em Lisboa  

14 Novembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

13 Novembro 2025

Fica a conhecer Luís António Fernandes, vencedor de humor na MNJC24

13 Novembro 2025

Horizontes Vivos: nos dias 14 e 15 de novembro vem refletir sobre direitos de autor no jornalismo

12 Novembro 2025

Imisi, Lisboa faz-te feliz? Vê a sexta entrevista deste projeto

12 Novembro 2025

Exposição “Como ser um lugar de vizinhança” inaugura a 12 de novembro no Goethe-Institut, em Lisboa

10 Novembro 2025

Dedo Invisível no Futurama com Rita Fialho Valente e Celina da Piedade

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0