fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Westway LAB arranca com conferências ‘on-line’

Já começou a 8ª edição do festival Westway LAB, organizado pela cooperativa A Oficina, que…

Texto de Sofia Craveiro

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Já começou a 8ª edição do festival Westway LAB, organizado pela cooperativa A Oficina, que tem sede em Guimarães. Este ano, e por força da pandemia, as ações decorrem on-line, podendo ser acompanhadas através de streaming.

O programa, que se estende até dia 10 de abril, arrancou ontem com o Impala Campus, novo projeto europeu de formação para jovens profissionais da indústria da música. Para hoje está previsto o início das várias conferências, que irão acontecer durante todos os dias do evento. As sessões começam com a apresentação do plano plurianual do Foco Ibérico 2021-2022, às 16h, que irá incluir conferências bilaterais e projetos a ser desenvolvidos em 2022.

Rui Torrinho, programador artístico d’A Oficina, explica ao Gerador que a ideia destas sessões de debate ibérico é “lançar a semente de um processo de colaboração, no âmbito do setor da música, entre Portugal e Espanha”, a desenvolver na próxima edição. O responsável afirma que as conferências terão uma série de painéis, divididos em várias temáticas, e que juntarão profissionais de ambos os lados da fronteira para “discutir o estado das coisas mas sobretudo [para debater] o que pode ser o futuro”.

Com início dia 9, e a partir do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, terão lugar os concertos, que incluem nomes nacionais e internacionais. No primeiro dia de música – esta sexta-feira - está prevista a atuação dos Diabo a Sete, de Tristany e de Da Chick. A 10 de abril atuam os também portugueses Bicho Carpinteiro, Beatriz Pessoa e Pedro Lucas.

“Não quisemos abrir excessivamente o programa on-line porque acreditamos de facto que a força do Westway está na participação presencial. O que quisemos fazer foi manter essa força, de mostra e de promoção do talento nacional, com base na curadoria que resulta da parceria da Antena 3, com três bandas, e de um open cal do Why Portugal”, afirma Rui Torrinha.

Durante a tarde de sábado, está também marcada uma série de atuações internacionais, transmitidas numa emissão ininterrupta, na página Facebook do Westway LAB. Os showcases virtuais apresentarão projetos musicais de variadas origens, como Alicia Edelweiss (Áustria), Sofia Talvik (Suécia), TUYS (Luxemburgo), My Ugly Clementine (Áustria), Julia Bardo (Itália) e Pinpilinpussies (Espanha). Este leque variado de artistas “reflete as relações que o festival tem a nível internacional”, segundo Rui Torrinha.

O responsável disse ao Gerador que, apesar de tudo, a pandemia acaba por afetar aquilo que é o conceito do festival “no sentido em que há uma dimensão que não se pode realizar que são as residências artísticas”. “Nós promovemos encontros de artistas nacionais com estrangeiros, para trabalharem em conjunto e depois fazerem um showcase e este ano não pode acontecer isso”, refere.

Além disso, Rui Torrinha considera ainda que “é uma privação para o público não poder desfrutar da cidade”. “Há uma dimensão do festival que não se cumpre, que é uma dimensão de fruição e de encontro, que é extremamente valiosa. Isso fica por cumprir, mas esperemos que aconteça em 2022”, afirma.

Texto por Sofia Craveiro
Fotografia via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Abril 2024

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

9 Abril 2024

Fernando Dacosta: “Baixou-se o nível das coisas que fomenta a infantilização das pessoas”

3 Abril 2024

Festival Bons Sons convida o público a viver a aldeia em toda a sua diversidade

2 Abril 2024

Mariana Vieira da Silva: Marcelo “será visto como alguém que contribuiu para a instabilidade”

26 Março 2024

Diana Andringa: “o jornalismo está a colaborar na criação de sociedades antidemocráticas”

19 Março 2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

16 Março 2024

José Pacheco Pereira atribuiu nota 7 à probabilidade de uma guerra na Europa

12 Março 2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

5 Março 2024

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para 7ª edição

29 Fevereiro 2024

50 Abris: diferentes retratos da liberdade precisam de apoio para sair em livro

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0