Com a Conferência de Ausentes à porta, o coletivo alemão Rimini Protokoll volta a Portugal para a sua apresentação no Teatro do Bairro Alto. A parceira entre o teatro e o Goethe-Institut Portugal deu assim origem a um workshop com Helgard Haug, diretora do coletivo, com participação gratuita. As candidaturas para o mesmo estão disponíveis até dia até 31 janeiro. 

Refletir e partilhar a técnica de telepresença performativa utilizada na conferência a Academia de Ausentes e a desenvolver com os artistas, profissionais da sociedade civil e ativistas, com a perspetiva de poderem vir a reproduzi-la de forma autónoma é o próximo passo do coletivo.

Conferência decorre entre os dias 24 e 26 de fevereiro.

Tendo como focos as questões de ausência, visibilidade, representação e resistência nos centros e periferias da cidade pós-colonial, o workshop acontece no âmbito do projeto ReMapping Memories Lisboa - Hamburg: Lugares de Memória (Pós-)Coloniais do Goethe Institut.

A diretora do coletivo que dará o workshop estudou Estudos Teatrais no Instituto de Estudos Teatrais Aplicados em Gießen. Assina o seu trabalho a solo e em conjunto com Daniel Wetzel e Stefan Kaegi sob o nome de Rimini Protokoll.  

Com produções que se situam entre realidade e ficção, atraindo atenção internacional, a companhia, desde 2000, desenvolve o seu trabalho de “teatro de especialistas” tanto em palco como na esfera pública.

Em 2003, a sua peça Shooting Bourbaki recebeu o Prémio NRW Impulse e o coletivo foi considerado como Encenadoras Emergentes do Ano no anuário da revista Theatre heute.

KONFERENZ DER ABWESENDEN

Além de seu trabalho como artista, Helgard Haug desempenha frequentemente o papel de jurada e de palestrante. Lecionou na Ruhr University Bochum, na Escola Dinamarquesa de Artes Cénicas, na Universidade de Artes de Zurique, na Universidade do Hawai, na Universidade Iuav de Veneza, na Universidade de Artes de Berlim, na Film University Babelsberg e na Bergen School of Architecture na Noruega. Em 2012, o coletivo Rimini Protokoll foi nomeado para o primeiro Saarbrücken Poetic Lectureship.

As peças de áudio de Helgard Haug também receberam vários prémios; mais recentemente, ela recebeu o ARD Radio Play Award 2019 por Chinchilla Arschloch, waswas, em conjunto com Thilo Guscha.

KONFERENZ DER ABWESENDEN

Ainda sobre os trabalhos do coletivo, "Deadline” foi apresentado no Berlin Theatretreffen de 2004, Schwarzenbergplatz foi nomeado para o Nestroy-Prize austríaco e Wallenstein – eine dokumentarische Inszenierung integrou o Berlin Theatretreffen de 2006. Para produções como Wallenstein, Karl Marx: Das Kapital. Erster Band ou Adolf Hitler. Mein Kampf Band 1 & 2, Haug e Wetzel reuniram especialistas de várias esferas políticas e sociais. Depois disso, organizaram as suas biografias e as suas relações com as obras, permitindo novos pontos de vista e oportunidades de acolhimento.

Rimini Protokoll receberam o Prémio Alemão de Teatro DER FAUST em 2007 e o Prémio Europeu de Teatro em 2008. Já em 2011, a carreira de Rimini Protokoll foi distinguida com o Leão de Prata da 41.ª Bienal de Teatro de Veneza. 

O workshop decorrerá na sala de ensaios do Teatro do Bairro Alto e a entrada é gratuita, mediante candidatura com parágrafo de apresentação e motivação para o e-mail bilheteira@teatrodobairroalto.pt.

Texto de Patrícia Silva
Fotografia da cortesia do TBA
Se queres consultar mais notícias, clica aqui.