“Oficina Tropical” é o nome da exposição individual do artista plástico luso-angolano Francisco Vidal que está presente na zet gallery, em Braga. Devido à pandemia, a galeria fechou o espaço e disponibilizou um vídeo no Youtube com visita guiada à exposição.

Helena Mendes Pereira é a curadora de “Oficina Tropical” e esta exposição trata-se de “uma recriação expográfica que reúne pintura, desenho sobre papel, tela ou composições de catanas e intervenções utópico-instalativas, numa proposta artística carregada de irreverência, jazz e espiritualidade”, lê-se em comunicado. 

Helena Mendes Pereira considera que a instalação “não busca a moralidade, mas a luta e nos traços comuns do seu gesto e da sua paleta (re)descobrem-se pontos de vista, a atualidade e o que inquieta.” Já Francisco Vidal acredita “na persistência do saber fazer e na liberdade do movimento que exerce sobre o pincel, num sublime captar a realidade e transfigurá-la”.

Nesse sentido, a zet gallery decidiu levar a arte a “Oficina Tropical” aos espectadores, estando o vídeo disponível nas páginas de Facebook e Instagram, no canal YouTube e em www.zetgallery.pt.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia via press release

zet-gallery-oficina-tropical-gerador