O Festival ZêzereArts regressa entre os dias 14 e 17 de julho, para mais uma edição em Ferreira do Zêzere, Tomar, Vila Nova da Barquinha, Batalha e ainda se estende até Dornes.

Criado por Brian Mackay em 2011, o festival espalha pela região do Médio Tejo inúmeros concertos, recitais, coros e exposições de arte. Propõe ainda mostrar o resultado do projeto que reuniu jovens profissionais e amadores, assim como estudantes de música, num curso de verão com professores reconhecidos a nível nacional e internacional.

Brian MacKay, fundador do ZêzereArts ©Zêzere Arts

A edição deste ano do ZêzereArts abre com um recital de violino e piada com canto lírico dos estudantes avançados de uma masterclass de violino com Ilya Grubert e de uma masterclass de canto lírico com Brian MacKay.

A programação prevê ainda, no dia 16 de julho, na Igreja de Nossa Senhora da Graça, em Tomar, um momento especial de apresentação da obra Missa Solemnis “Waisenhausmesse” KV 139, original de Mozart, interpretada pelas vozes do Coro do Festival ZêzereArts, sob a direção de Pedro Correia.

A estes nomes juntam-se ainda o compositor francês Pascal Dusapin, a violinista portuguesa Matilde Loureiro, a soprano sérvia Natasa Sibalic e ainda Voz Nua, o coro de Câmara de Aveiro, e Cuore Chamber Choir, coro de Dublin, marcarão igualmente presença no festival.

Este ano, o festival conta com novidades: o cruzamento com o Festival CriaSons, que leva o compositor residente desta edição, Fernando Lapa e o compositor Cândido Lima a tocarem na Biblioteca Municipal António Cartaxo Fonseca de Tomar, no dia 15 de julho. E  apresenta ainda no dia 17 de julho, a exposição Images of ZêzereArts, de Els Smulders-Waijers, no Posto de Turismo de Dornes.

Compositor português Candido Lima ©ZêzereArts

Contudo, são a Orquestra do Festival ZêzereArts e o Ensemble de Ópera Musicamera, que estão encarregues do concerto de encerramento que irá decorrer na Igreja Matriz de Areias, em Ferreira do Zêzere.

Texto de Rita Matias dos Santos
Fotografias de ©ZêzereArts

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.