A iniciativa da Zona II pretende apresentar novos talentos, referências e um maior desenvolvimento de pensamento de pessoas com menos acesso ao setor das indústrias criativas. As candidaturas que contribuirão para abrir portas a esta realidade estão abertas até dia 6 de setembro de 2021, no site do Clube de Criativos.

A iniciativa de Wil de Carvalho e a Maria Goucha em parceria com o Clube Criativos Portugal, permite o acesso a bolsas de estudo em escolas profissionais como a ETICFLAGLisbon Digital School, EDIT e Academia CCP. As inscrições estão abertas a alunos do ensino secundário e pessoas com o 12º ano de escolaridade que demostrem o interesse e talento.

Acompanhando o programa das bolsas inicia-se também um de mentorias, no qual diferentes profissionais voluntários se dedicam a apoiar e orientar jovens sobre diferentes disciplinas da criatividade, design, publicidade e a comunicação comercial. Estão ainda planeadas ações, como sessões de esclarecimento, sobre as profissões criativas nas escolas secundárias da periferia de Lisboa.

Com o objetivo de promover junto das empresas e entidades empregadoras, "um pacto para assegurar a igualdade de oportunidades", a Presidente do Clube Criativos considera em comunicado que "a boa receção que o Zona II tem tido onde chega é a prova de que ele faz falta. Este ano é o primeiro de muitos, esperamos, e serve sobretudo para aprendermos."

No site do Clube já estão identificadas as primeiras empresas parceiras do Pacto Zona II, que disponibilizarão uma remuneração dos estágios com valores compatíveis, de acordo com funções desempenhadas. Podes fazer a tua candidatura aqui.

vídeo retirado do website do Clube de Criativos
Texto por Patrícia Silva
Fotografia via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.