fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

10ª sessão de “Noite Fora” deixa o palco e passa para o “Boca a Boca”

“Noite Fora – Leitura e Conversas Sobre Teatro” reinventa-se hoje, 10 de fevereiro, deixando os…

Texto de Patricia Silva

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

"Noite Fora - Leitura e Conversas Sobre Teatro" reinventa-se hoje, 10 de fevereiro, deixando os palcos por o formato radiofónico no "Boca a Boca". A convidada desta sessão é a encenadora Keli Freitas.

Desde 2017 que "Noite Fora", procura divulgar "textos teatrais, expor visões sobre as suas potencialidades cénicas e estimular a partilha de ideias sobre as temáticas que eles levantam. Os participantes são convidados a escutar, imaginar, conversar num ambiente informal e acolhedor", lê-se no comunicado.

É através do podcast que o Teatro Viriato pretende chegar ao público. O mesmo é emitido às quartas-feiras, na Rádio Jornal do Centro e nas plataformas digitais do Teatro Viriato. Na Rádio Jornal do Centro, será possível ouvir um excerto da sessão, enquanto que nas plataformas do Teatro Viriato, a peça radiofónica estará disponível na integra, apresentando ainda a conversa pós leitura, entre Sónia Barbosa, Keli Freitas e Cecilia Ripoll, autora do texto escolhido para esta sessão.

Sónia Barbosa, coordenadora do projeto, explica que "à medida que íamos preparando a sessão, as regras foram apertando, e percebemos que ia ser difícil fazer a nossa leitura encenada como costumamos fazer, presencialmente. Começámos a pensar em formatos alternativos. Vamos ter uma sessão que será uma espécie de edição sonora que é feita especialmente para ser ouvida".

#
Keli Freitas, fotografia de Elisa Mendes

Keli Freitas, atriz, investigadora e dramaturga brasileira, escolheu o texto "Rose", da dramaturga e encenadora brasileira Cecilia Ripoll para ser ouvido. O texto que fala sobre desigualdades sociais contadas do ponto de vista de uma mulher que vive e trabalha entre duas realidades contrastantes aborda também a realidade de uma sociedade contemporânea brasileira, entre outras.

O podcast do Teatro Viriato pode ser ouvido na integra através das plataformas digitais Youtube, Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Anchor.

Texto por Patrícia Silva
Fotografia via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

1 Julho 2025

Post/Zeigeist: vamos falar sobre o significado da vida, envelhecimento e morte?

30 Junho 2025

Desejar: como os desejos de uma cidade se transformaram em festival

27 Junho 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

26 Junho 2025

Dar uma volta com Iúri Oliveira

26 Junho 2025

Subscritores do Gerador com 20% de desconto no festival de cinema Curtas Vila do Conde

25 Junho 2025

Gaza Perante a História

25 Junho 2025

A Budapest Pride está marcada para 28 de junho, mas o governo húngaro procura impedi-la

24 Junho 2025

Mostra Nacional Jovens Criadores: esclarece as tuas dúvidas dia 30 de junho na reunião digital

23 Junho 2025

O encanto do jornalismo pelo Chega

20 Junho 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0