“Noite Fora – Leitura e Conversas Sobre Teatro” reinventa-se hoje, 10 de fevereiro, deixando os palcos por o formato radiofónico no “Boca a Boca”. A convidada desta sessão é a encenadora Keli Freitas.

Desde 2017 que “Noite Fora”, procura divulgar “textos teatrais, expor visões sobre as suas potencialidades cénicas e estimular a partilha de ideias sobre as temáticas que eles levantam. Os participantes são convidados a escutar, imaginar, conversar num ambiente informal e acolhedor”, lê-se no comunicado.

É através do podcast que o Teatro Viriato pretende chegar ao público. O mesmo é emitido às quartas-feiras, na Rádio Jornal do Centro e nas plataformas digitais do Teatro Viriato. Na Rádio Jornal do Centro, será possível ouvir um excerto da sessão, enquanto que nas plataformas do Teatro Viriato, a peça radiofónica estará disponível na integra, apresentando ainda a conversa pós leitura, entre Sónia Barbosa, Keli Freitas e Cecilia Ripoll, autora do texto escolhido para esta sessão.

Sónia Barbosa, coordenadora do projeto, explica que “à medida que íamos preparando a sessão, as regras foram apertando, e percebemos que ia ser difícil fazer a nossa leitura encenada como costumamos fazer, presencialmente. Começámos a pensar em formatos alternativos. Vamos ter uma sessão que será uma espécie de edição sonora que é feita especialmente para ser ouvida”.

#
Keli Freitas, fotografia de Elisa Mendes

Keli Freitas, atriz, investigadora e dramaturga brasileira, escolheu o texto “Rose”, da dramaturga e encenadora brasileira Cecilia Ripoll para ser ouvido. O texto que fala sobre desigualdades sociais contadas do ponto de vista de uma mulher que vive e trabalha entre duas realidades contrastantes aborda também a realidade de uma sociedade contemporânea brasileira, entre outras.

O podcast do Teatro Viriato pode ser ouvido na integra através das plataformas digitais Youtube, Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Anchor.

Texto por Patrícia Silva
Fotografia via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.