O Centro Cultural de Vila Flor está hoje de parabéns. A principal casa da Cultura em Guimarães assinala os 15 anos num concerto de Teresa Salgueiro com a Orquestra de Guimarães.

À semelhança da programação da inauguração do equipamento cultural, Teresa Salgueiro volta a pisar o palco do CCVF, desta feita acompanhada pela Orquestra de Guimarães, criada posteriormente à inauguração deste espaço. Neste espetáculo, “celebra-se pois a afirmação de um equipamento que transformou para sempre a paisagem cultural do concelho e do país”, afirma em comunicado a organização.

Teresa Salgueiro apresenta, assim, temas da sua autoria e ainda outros de importante repertório nacional, entre os quais “Maresia”, “En Lixboa sobre lo Mar”, “Por Este Rio Acima” e “Acordai”. Os arranjos musicais ficaram à responsabilidade de Pedro Lima. O espetáculo e o simbólico regresso da cantora, após 15 anos, representa “um resgate de memória identitária que se vira ao futuro e sustenta simbolicamente o empoderamento cultural de Guimarães assente no binómio material vs. imaterial”, pode lêr-se no comunicado.

O espetáculo tem entrada gratuita, estando o levantamento de bilhetes limitado a duas unidades por pessoa. Só hoje estão disponíveis para serem levantados estes bilhetes, no horário da bilheteira do Palácio de Vila Flor.

Inaugurado em 2005, o Centro Cultural de Vila Flor está no centro da atividade d’A Oficina, sendo constituído por dois auditórios, um Café Concerto e ainda os jardins que dão vida à antiga Quinta do Palácio Vila Flor. A programação do espaço vai desde festivais, teatro, dança contemporânea a concertos. Pode consultar mais informações sobre a programação aqui.

Texto de Bárbara Dixe Ramos
Fotografia de Leonardo Finotti
Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.