Nos dias 19 e 20 de junho, Barrancos recebem os primeiros dias do Festival Terras sem Sombra, que irá percorrer outras localidades da região alentejana.

“Através do Incêndio: Contingências, Expectativas e Superações na Música Ocidental (Séculos XVI-XXI)” dá o mote à 17.ª temporada do Festival Terras sem Sombra, que apresenta, em diferentes palcos alentejanos, intérpretes vindos de dois países europeus. Aos concertos de agrupamentos da República Checa e de outros países – que no ano passado não poderem acontecer devido à situação pandémica – juntam-se as presenças de artistas da Bélgica, o país convidado da edição de 2021.

Com um calendário que se estende de Junho a Outubro, o Festival Terras sem Sombra oferece nos concelhos anfitriões, para além da música, atividades ligadas ao Património e à Biodiversidade. O programa do fim-de-semana inaugural do Festival, em 19 e 20 de Junho, tem como destaque a atuação dos Les Abbagliati no Cineteatro de Barrancos, sábado às 21h30. Em formato de quarteto, o agrupamento apresenta-se com a cantora Soetkin Elbers
(soprano), Sien Huybrechts (flauta), Rona Kernoa (violoncelo e viola da gamba) e Dimos de Beun (cravo), artistas-chave no panorama da música europeia da actualidade.

A par do momento musical, o fim-de-semana leva-nos ainda pelas ações de Património e de Salvaguarda da Biodiversidade. Na tarde de sábado, dia 19, pelas 15h, realiza-se uma visita guiada pela vila de Barrancos, intitulada “Entre o Alentejo e a Andaluzia”

O calendário para 2021 do Festival Terras sem Sombra, retoma no dia 26 e 27 de Junho, em Alter do Chão, com a presença do agrupamento La Ritirata, num concerto subordinado ao tema “Il Spiritillo Brando: Música de Corte na Península Ibérica e no Vice-Reino de Nápoles (Séculos XVI-XVII)”. Os concelhos de Arraiolos (3 e 4 de Julho), Santiago do Cacém (17 e 18 de Julho), Castelo de Vide (31 de Julho e 1 de Agosto), Beja (7 e 8 de Agosto), Sines (21 e 22 de
Agosto), Ferreira do Alentejo (4 e 5 de Setembro), Viana do Alentejo (12 e 13 de Setembro) e Vila Nova de Mil Fontes (18 e 19 de Setembro) seguem-se na programação da 17ª temporada do Festival.

As iniciativas são de de entrada livre e gratuita, e estão sujeitas às regras sanitárias determinadas pelas autoridades de
saúde.

Local: Barrancos.
Horário: Consultar aqui.
Preço: Gratuito.
Fotografia disponível via Unsplash