fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

17.º Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo

De 13 a 22 de novembro, o Teatro-Cine de Torres Vedras será palco da 17ª…

Texto de Bárbara Dixe Ramos

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

De 13 a 22 de novembro, o Teatro-Cine de Torres Vedras será palco da 17ª edição do Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras - Acordeões do Mundo.

O primeiro concerto acontecerá no dia 13 de novembro, pelas 21h30, juntando o grupo Danças Ocultas ao diretor do festival e ator, João Garcia Miguel, em torno da obra de Fernando Pessoa - "Ode Marítima". Dois dias depois, à mesma hora, é o trio híbrido de acordeão (Vincent Peirani), guitarra (Federico Casagrande) e bateria (Ziv Ravitz) - Jokers - que sobe a palco do Teatro- Cine. Já no dia 19 de novembro, o Eva Parmenter Quartet protagonizará o terceiro concerto desta 17.ª edição do Acordeões do Mundo.

No dia 20 de novembro, pelas 21h30, será a vez do agrupamento musical Fake, constituído por Pedro Pascual (acordeão diatónico), Quim Farinha (violino) e Kin García (contrabaixo), se apresentar no Acordeões do Mundo. O dia 21 recebe a performance "Time of Life", que junta o norueguês Geir Draugsvoll, considerado um dos mais versáteis acordeonistas clássicos do mundo, à pianista dinamarquesa Mette Rasmussen. Por fim, no dia 22 de novembro, será apresentado o "Reportório Osório: As mais belas canções de Umor!" - uma coleção de canções que aliam a escrita de Luís Fernandes à música de Luís Cardoso.

Este ano, além dos concertos no Cine-Teatro, o Acordões do Mundo estreia um novo formato - as "Manhãs do Acordeão". Assim nas manhãs de 13, 14, 20 e 21, os acordeonistas Vítor Apolo, Emanuel Soares, Mário Paulo e Modo Vilão atuarão no Mercado Municipal de Torres Vedras.

Nas palavras do diretor artístico do Festival Internacional de Acordeão de
Torres Vedras, João Garcia Miguel, "aos poucos temos vindo a fazer uma história da música popular e contemporânea ligada a este instrumento [o acordeão] tão singular. É de facto o nosso coração que toca — e é tocado — quando as sonoridades que chegam de tempos passados nos transportam com a força de mãos que são asas para uma festa interior — a festa maravilhosa da música e dos corpos. Uma dança uníssona, uma dança invisível de crianças entrelaçadas que nos faz vibrar os pés e bater palmas”.

O acesso aos concertos é limitado a 195 espectadores. Quanto ao preço
dos bilhetes para se assistir a cada concerto é de 5€, e o passe para os seis concertos a 20€.

Consulte o programa completo aqui.

Texto de Bárbara Dixe Ramos
Fotografia do grupo Danças Ocultas e João Garcia Miguel em "Odes Marítimas"

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

1 Julho 2025

Post/Zeigeist: vamos falar sobre o significado da vida, envelhecimento e morte?

30 Junho 2025

Desejar: como os desejos de uma cidade se transformaram em festival

27 Junho 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

26 Junho 2025

Dar uma volta com Iúri Oliveira

26 Junho 2025

Subscritores do Gerador com 20% de desconto no festival de cinema Curtas Vila do Conde

25 Junho 2025

Gaza Perante a História

25 Junho 2025

A Budapest Pride está marcada para 28 de junho, mas o governo húngaro procura impedi-la

24 Junho 2025

Mostra Nacional Jovens Criadores: esclarece as tuas dúvidas dia 30 de junho na reunião digital

23 Junho 2025

O encanto do jornalismo pelo Chega

20 Junho 2025

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0