O Teatro Municipal da Guarda recebe, no dia 23 de Outubro, a partir das 18h, a exposição “Mesa dos Sonhos: Duas Coleções de Arte Contemporânea”, que reúne cerca de 30 obras da Colecção de Serralves e da Colecção da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).

A exposição recebe o seu título a partir de um poema de Alexandre O’Neill e parte da mesa enquanto lugar de encontro, de confronto, de comunhão, de deriva, e como um espaço social, quer na intimidade da casa, quer num espaço público. A exposição pretende também “estabelecer diálogos e confrontos entre diferentes modos de producção e de pensamento” e é a partir desse diálogo entre as duas colecções que “o espectador é convocado para uma pluralidade de universos e de questões estéticas, políticas e poéticas”.

Embora sejam de carácter distinto e tenham dimensões diferentes, na perspectiva da organização as duas colecções complementam-se, no sentido em que a Colecção da FLAD, que apresenta um acervo de desenho considerável de artistas portugueses, é contextualizada internacionalmente pela Colecção de Serralves, muito rica no mesmo período (anos 1960–2000). A exposição é de entrada gratuita e integra-se num programa de apresentação de obras da Colecção de Serralves, seleccionadas para os locais de exposição com o objectivo de tornar o acervo acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.

Sabe mais no site do Teatro Municipal da Guarda.

Texto de Francisco Cambim
Fotografia disponível via site do Teatro Municipal da Guarda

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.