Há um podcast que explica tudo sobre o mundo dos vinhos, apenas em 5 minutos. Das rolhas à leitura de rótulos, Madalena Vidigal criou o 5 Minutos de Vinho para, de forma curta e acessível, entendermos mais de uma cultura milenar que continuamos a preservar mas onde ainda temos medo de mergulhar. Uma espécie de manual para apreciadores curiosos e até para quem não sabe que o vinho verde não é um vinho, mas sim uma região.

Como começar a provar vinho? Como escolher o melhor copo de vinho ou como escolher um vinho no supermercado? O que é um vinho vegan? O que são sulfitos e o que é um terroir? Estas são algumas das questões esclarecidas no podcast 5 Minutos de Vinho, onde, todas as quintas feiras, Madalena Vidigal responde às perguntas que toda a gente quer saber mas tem vergonha de perguntar - sempre acompanhada de um vinha à sua escolha.

Foi em fevereiro deste ano que a Madalena Vidigal decidiu colocar as dúvidas dos seus alunos, família e amigos num podcast e dar-lhes respostas em apenas cinco minutos. O percurso começou há quase 10 anos. Apesar de vir de uma família que sempre teve vinho na mesa, só aos 24 anos, num estágio em Moçambique na área de turismo, provou um vinho sul africano que a fez querer explorar mais do universo vinícola. “Provei um vinho sul africano, porque os moçambicanos não produzem vinho, e apaixonei-me por um vinho que naquele momento gostei muito. Quando voltei para Portugal, comecei a explorar o meu gosto por vinhos, a beber mais em família, porque até aí não acompanhava o meu pai e o meu avô. Comecei também a trabalhar na área de Food&Beverage e li um artigo que falava sobre turismo de vinhos: foi aí que descobri onde podia aprender mais sobre vinhos”, conta Madalena em entrevista ao Gerador.

Madalena lançou-se no mundo digital em 2015, com o site Entre Vinhas, fruto das suas descobertas, não só na sua vinha, mas nas vinhas nacionais e internacionais que já teve a oportunidade de explorar - Austrália, Califórnia, Chile, Bordéus, Rioja, Toscana e Israel, estão na lista das mais de 30 adegas que Madalena já visitou. Atualmente, divide o tempo entre cuidar da sua vinha, escrever para o blogue, dar aulas de enoturismo e fazer o podcast que surgiu “no duche, como todas as boas ideias”, confidencia Madalena. Divide ainda o tempo entre Lisboa e Évora, para onde se mudou para dedicar mais tempo à sua vinha, “tivemos a ideia de plantar a vinha, porque acreditamos que a agricultura e o que vem da terra tem qualidade e futuro. Mas não faço vinho, não sou enóloga, porque enologia é outro mundo, eu gosto mais da parte de cuidar das plantas”.

O 5 Minutos de Vinho apareceu, para além de puxado pelas águas do duche, pela necessidade que Madalena encontrava nas questões que lhe colocavam, “havia a necessidade de familiarizar as pessoas sobre o mundo dos vinhos, para depois ganharem coragem e sentirem-se confiantes para fazer enoturismo”, explica. Mas, como começar a saber mais sobre vinhos? Madalena diz que o início está, claro, no enoturismo, não fosse licenciada em Direção Hoteleira, pós-graduada em Enoturismo e Viticultura e formadora em Enoturismo: “A melhor forma de aprender sobre vinhos é visitar adegas, vinhas, conhecer os produtores, ir à sua origem, e, quando dizem que não percebem nada de vinhos eu digo para fazerem enoturismo”.

Segundo Madalena, "a maioria das pessoas gosta de vinho, mas não percebe nada de vinho”, querem perceber, mas dizem que não fazem enoturismo por medo de não entender os significados daquilo que lhes vai ser apresentado. Quanto a isso, Madalena, descansa-nos: “Se as pessoas não trabalham na área dos vinhos, não têm de entender a parte técnica, tem de saber a parte sensorial. O consumidor é a parte mais importante do mundo do vinho, por isso, interessa apenas saberem do que gostam e a melhor maneira de o fazerem é conhecer vinhas, enólogos, a paisagem à volta, provar os vinhos dentro da gastronomia local, só assim faz sentido”.

Questionada sobre as perguntas que lhe têm colocado ao longo destes quase 10 anos, Madalena diz que estas são comuns a todos aqueles que gostam de beber um copo de vinho de vez em quando - O que é um bom vinho?; O que devo escolher no supermercado para oferecer ou levar a um jantar?; O que é um vinho verde? - “confusões típicas” que não imaginava serem uma dúvida.

O mundo dos vinhos é interminável e o 5 Minutos de Vinho já conta com 26 episódios, que podem ser ouvidos, aqui.

Texto por Patrícia Nogueira
Fotografia da cortesia de Madalena Vidigal

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.