Na Substância do Tempo, obra inspirada na poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, dançada pela Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, estará em palco no dia 30 de Novembro, no Convento de São Francisco, em Coimbra.

A convite da Comissão das Comemorações do Centenário do Nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, a CPBC apresenta, na Temporada de 2019/20, Em Redor da SuspensãoOutono e Requiem, que compõem Na Substância do Tempo, obra coreografada por Vasco Wellenkamp.

” (…) incutir no processo criativo o sentimento que a sua poesia me instiga, incitando os bailarinos a espantarem-se e a deixar que a sensação vivida no interior das nossas condições ontológicas irradie imagens em movimento que, entretecidas com as leis da gravitação interna dos passos de dança, surjam como substância transfigurada. E, sendo cada passo a sequência lenta ou acelerado o do passo anterior, é no encadeamento de todos eles que a obra se edifica, se amplia e ganha vida própria. Esse é o momento em que a técnica de dança, estando lá, se dilui na maquinaria do corpo e na força dos músculos para dar passagem à emoção inicialmente incutida. Aqui, é o momento em que o discurso coreográfico se assume como metáfora. Imaginemos a figura frágil que baila em redor da suspensão; um grupo de gente angustiada e cingida dentro de um feixe mínimo de luz; o vôo que atravessa o espaço com o ímpeto de um salto; o personagem que desliza até ao chão por uma rampa imaginária; aquele que abraça para falar de amor, ou que, num gesto de abandono e desalento, se deixa simplesmente cair”, reflecte Wellenkamp acerca do processo de criação desta obra.

Na Substância do Tempo já passou pelo Teatro Camões (Lisboa), Fórum Cultural José Manuel Figueiredo (Moita) Fórum Municipal Luísa Todi (Setúbal) e Teatro Municipal de Bragança (Bragança). Depois da apresentação em Coimbra, o último bailado será no dia 13 de Dezembro, no Centro Cultural de Belém (Lisboa).

Local: Convento de São Francisco, Coimbra

Data e hora: 30 de Novembro, às 21h30

Preço: 8€

Este artigo não segue o Novo Acordo Ortográfico

Fotografia de Helena Gonçalves

Se queres saber mais sobre a agenda da cultura em Portugal, clica aqui.