A 5ª edição do Encontro Internacional Poesia a Sul decorre de 18 a 27 de Outubro, em vários espaços de Olhão, celebrando o bicentenário do nascimento do poeta Walt Whitman e o centenário dos nascimentos de Sophia de Mello Breyner Andresen, Lawrence Ferlinghetti e Jorge de Sena.

O espectáculo de abertura tem hora marcada para as 17h do dia 18 de Outubro, na Biblioteca Municipal José Mariano Gago, com Nanook e Rogério Cão, seguindo-se a inauguração oficial às 18h, com a presença de entidades oficiais, poetas e artistas convidados. Ainda no primeiro dia do evento, inaugura uma exposição colectiva de pintura e desenho de Michael Augustin, Hans Wap, Tineke Storteboom e Paulo Gago.

A partir das 19h45, terá início um jantar de homenagem aos poetas que se celebram nesta edição, na Casa da Juventude de Olhão, prosseguindo a noite na Re-Criativa República 14, às 22h30, altura em que decorrerá a geminação do Poesia a Sul com o Festival de La Lyre Emigrée (Rússia), o EDITA – Festival Ibero-americano de la Edición, o la Poesia y las Artes (Espanha) e a Fundação Pierre le Grand (Bélgica/Rússia). Pelas 23h, será inaugurada a exposição de pintura de Jeffrey Gaylord Carter. O Museu Municipal de Olhão acolhe também, a partir das 23h00, a inauguração das exposições de Jill Stot e de Augusto Thassio S. Gómez De Los Infantes, terminando a primeira noite com com poesia e música.

Nos dias seguintes, o 5º Encontro Internacional Poesia a Sul trará à cidade algarvia mais de 50 iniciativas, desde apresentações de livros, recitais, palestras, declamações de poesia, sessões de cinema, espectáculos musicais, passeios na Ria Formosa, até conversas com alguns poetas contemporâneos. Para isto, o Poesia no Sul ocupará diversos espaços de Olhão, como o Museu Municipal, a Biblioteca José Mariano Gago, o Auditório Municipal, a Re-Criativa República 14, ou a Sociedade Recreativa Progresso Olhanense. O evento estende-se também a escolas do concelho de Olhão, como a Escola João de Deus, em Faro, além de outros locais do Algarve e Espanha.

Consulta aqui o programa completo da 5ª edição do Poesia a Sul.

Texto de Francisco Cambim
Cartaz do evento com pintura de Cristina Marreiros

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.