fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

6.doc: o documentário como ponte entre o Porto e Lisboa

O Doclisboa preparou sessões de programação em parceria com o Cinema Ideal e o Há…

Texto de Carolina Franco

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O Doclisboa preparou sessões de programação em parceria com o Cinema Ideal e o Há Filmes na Baixa!, numa seleção a que atribui o nome de 6.doc. Entre os meses de fevereiro e julho as sessões terão como ponto de paragem o Cinema Passos Manuel, no Porto, e o Cinema Ideal, em Lisboa, e serão acompanhadas por conversas com os realizadores.

A sessão de abertura é já no dia 20 de fevereiro, em Lisboa, e 21 de fevereiro, no Porto, e faz-se com Viveiro, a longa metragem de Pedro Filipe Marques que venceu o Prémio Para Melhor Filme da Competição Portuguesa do Doclisboa’19, pelas 21h30 e 22h00, respetivamente. Viveiro leva para o grande ecrã o ritual que domingo a domingo se vive no campo de futebol do Arcozelo, com todos os seus intervenientes - sejam eles acidentais ou não. 

O documentário de Pedro Filipe Marques foi produzido por O Som e a Fúria

Todos os filmes apresentados no Passos Manuel, nesta parceria entre o Doclisboa e o Porto/Post/Doc, estrearam na edição de 2019 do festival Doclisboa. Juntam-se a Viveiro, Longa Noite, de Eloy Enciso, no dia 26 de março (Cinema Ideal) e 28 de março (Passos Manuel); A Story From Africa, de Billy Woodberry, e Sonhámos um País, de Camilo de Sousa e Isabel Noronha, a 23 de abril (Cinema Ideal) e 24 de abril (Passos Manuel); Um film dramatique, de Eric Baudelaire, a 21 de maio (Cinema Ideal) e 22 de maio (Passos Manuel); 143 rue du désert, de Hassen Ferhani, a 25 de junho (Cinema Ideal) e a 26 de junho (Passos Manuel).

O ciclo termina com Santikhiri Sonata, de Thunska Pansittivorakul, o vencedor do Grande Prémio Cidade de Lisboa para Melhor Filme da Competição Internacional, a 23 de julho (Cinema Ideal) e a 24 de julho (Passos Manuel). 

A edição anterior do 6.doc decorreu igualmente entre os meses de fevereiro e março e percorreu um caminho entre o Indiana e a Eslovenia. Com um grupo marcadamente nacional este ano, o 6.doc volta a querer dar a ver e pôr em debate o documentário com um custo de 5€ por sessão. 

Sabe mais sobre esta e outras iniciativas do Doclisboa, aqui.

Texto de Carolina Franco
Still de Viveiro, de Pedro Filipe Marques, disponível via Doclisboa

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Abril 2024

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

9 Abril 2024

Fernando Dacosta: “Baixou-se o nível das coisas que fomenta a infantilização das pessoas”

3 Abril 2024

Festival Bons Sons convida o público a viver a aldeia em toda a sua diversidade

2 Abril 2024

Mariana Vieira da Silva: Marcelo “será visto como alguém que contribuiu para a instabilidade”

26 Março 2024

Diana Andringa: “o jornalismo está a colaborar na criação de sociedades antidemocráticas”

19 Março 2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

16 Março 2024

José Pacheco Pereira atribuiu nota 7 à probabilidade de uma guerra na Europa

12 Março 2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

5 Março 2024

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para 7ª edição

29 Fevereiro 2024

50 Abris: diferentes retratos da liberdade precisam de apoio para sair em livro

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

Saber mais

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0