De 13 a 16 de junho, é na vila da Fuseta que decorrerá a 8ª Edição do Festival Pé na Terra.

É centrando-se no planeta Vénus que a edição deste ano do festival faz do amor e da feminilidade a sua temática. Independentemente de ser a sétima edição consecutiva que o Festival Pé Na Terra (PNT) tem na direção e produção somente mulheres que, este ano se homenageiam todas as mulheres e a sua expressão. “Queremos ser uma voz ativa e participativa, uma montra para o trabalho artístico de muitas mulheres, nos nossos palcos e atividades. Daí a nossa programação assentar nestes princípios, sobre o universo artístico feminino, com respeito pelas diferenças e pela eterna busca da igualdade”, afirma a organização em comunicado. 

Criado em 2012, com o intuito de promover a visibilidade de conteúdos culturais dos países lusófonos, de forma a emergir naturalmente um intercâmbio entre os intervenientes, e fomentando uma experimentação de linguagens e processos criativos nas artes musicais e dançantes que este ano leva ao Algarve a artista brasileira Mart’nália que se juntará a Tati Veras e o coletivo artístico Negras Autoras.  

A programação da 8ª edição do PNT insiste na interação cultural através do seu programa de voluntariado, desenvolvido pela Associação Danças da Terra. Conta também, com o espaço Lua Vermelha que se dedica a iniciativas de desenvolvimento cultural e social. Haverão também workshops de diversos estilos de dança, entre maracatu, forró, funaná e ou ainda samba por profissionais da área, atividades que visam colocar crianças e a natureza em contacto através do projeto Pézinhos na Terra e ainda medidas ecológicas como a compra de um copo reutilizável. 

Texto de Rita Matias dos Santos
Fotografia de Festival Pé na Terra

Se queres ler mais notícias sobre a agenda da cultura em Portugal, clica aqui.