A associação Cap Magellan organiza pela oitava vez o Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes. Colocando no mapa de destinos a cidade de Fátima é entre os dias 8 e 12 de dezembro de 2021 que o mesmo decorrerá. As inscrições para a participação no mesmo estão abertas até dia 15 de novembro.
O evento dedicado aos jovens entre os 18 e 35 anos, em colaboração com parceiros europeus de oito países diferentes (Dinamarca, Bélgica, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Portugal, Suécia e Luxemburgo) decorre em paralelo com o Encontro Nacional de Investimento da Diáspora (PNAID), que terá lugar entre os dias 9 e 11 de dezembro.


Os PNAID, uma continuação dos Encontros de Investidores da Diáspora, organizados desde 2016, são uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e da Secretaria de Estado da Valorização do Interior.
O tema deste ano será Empregabilidade na Europa: Digital para a Ecologia e Inclusão da Juventude. Serão realizadas formações a jovens líderes e jovens presentes de diferentes países europeus e de diferentes nacionalidades. Ao longo do programa, participarão em seminários, atividades de formação e ainda em visitas de descoberta regional.
Para participar no encontro é necessário realizar uma inscrição prévia até dia 15 de novembro. Os participantes construirão um projeto comum em parceria com a região e as empresas aí localizadas, de modo a melhorar a pegada ambiental destas últimas.
Com o objetivo de destacar o bilinguismo e o multiculturalismo que muitos jovens de origem lusófona ou portuguesa têm em comum na Europa, o Encontro pretende também dar respostas aos jovens, para quem é mais difícil encontrar trabalho.
Sob proposta do Gabinete de Apoio ao Investimento de Diáspora, a Cap Magellan organizará ainda um Hackaton com as estruturas Fundação AEP e a Associação dos Pós-graduados portugueses no estrangeiro, que terá lugar no dia 9 de dezembro. Esta é uma sessão dinâmica do projeto conjunto apresentado à região do Médio Tejo, aberta a todos os participantes do Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes, assim como aos participantes do Encontro Nacional de Investimentos da Diáspora. O tema do hackaton será tornar a região mais verde.