fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

ERP Portugal e Novo Verde desafiam a “sentir o planeta”, no Maat

O Maat – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia recebe a exposição ‘Earth Bits -…

Texto de Patrícia Nogueira

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O Maat - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia recebe a exposição 'Earth Bits - Sentir o Planeta', um projeto a dois anos, fruto de uma parceria continuada da Fundação EDP com a ERP Portugal e a Novo Verde.

A cultura é um dos setores mais afetados na pandemia. Para combater isso, a ERP e a Novo Verde, estabeleceram uma parceria com o Maat para o desenvolvimento e realização da exposição 'Earth Bits - Sentir o Planeta', uma instalação à base de dados que são apresentados através de conteúdos digitais, vídeos e uma estação interativa, concebida pelo estúdio de investigação Dotdotdot.

O projeto, composto por quatro secções que contam com a participação da Agência Espacial Europeia (ESA), da Agência Internacional de Energia (IEA) e da EDP Inovação, mostram a ligação de causa/efeito dos comportamentos humanos sobre os recursos do planeta. Entre todos os temas abordados, a organização destaca a reciclagem de resíduos e a importância do comportamento dos cidadãos como chave para assegurar o processo e as vantagens resultantes, nomeadamente a medição da poupança da emissão de gases de efeito de estufa.

"A sustentabilidade está cada vez mais na narrativa da nossa sociedade, mas não pode ser apenas um plano de intenções: torna-se urgente a sua conversão efetiva em novos hábitos e mudança de mentalidades. Earth Bits – Sentir o Planeta reúne estes desígnios aos da Arte, da Cultura e até do Conhecimento, envolvendo o apoio técnico de reconhecidas instituições. Juntos, poderão ser importantes catalisadores nesta transformação de consciências", refere a Diretora Geral da ERP Portugal, Rosa Monforte, sublinhando ainda o papel da ERP Portugal no projeto, "Sendo a ERP Portugal uma entidade que promove as boas práticas de reciclagem dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e pilhas em fim de vida, consideramos esta parceria com a Fundação EDP uma aliança vencedora. Cabe à ERP Portugal sensibilizar para a relevância do correto descarte destes resíduos, tão presentes na nossa vida e que contam com uma alta capacidade de valorização, salvaguardando os nossos recursos e matérias primas naturais”.

O Presidente da Novo Verde, Ricardo Neto, adianta ainda que "sendo um projeto a dois anos, esta também é uma forma de mostrar à sociedade o resultado de cada resíduo corretamente reciclado por cada um de nós, numa mostra única, num edifício e museu ímpar como é o Maat." . O Diretor-Geral da Fundação EDP, Miguel Coutinho, afirma ainda que a escolha da parceria com a ERP Portugal e a Novo Verde é de extrema importância, uma vez que permite dar um destaque ainda maior ao tema da emergência climática, "um debate decisivo do nosso tempo".

A iniciativa inclui ainda um programa de projetos públicos e educativos a ser desenvolvido ao longo do ano, junto de escolas e da comunidade. A exposição 'Earth Bits – Sentir o Planeta' poderá ser visitada até ao dia 6 de setembro de 2021.

Local: Maat
Horário: Todos os dias;
Preço: Não aplicável
Fotografia de Vitor Pinto via Unsplash

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

18 Março 2024

Saad Eddine Said: “Os desafios do amanhã precisam ser resolvidos hoje”

4 Outubro 2023

Queer Porto acontece este mês e vai “fazer justiça a um olhar queer, não polarizado”

26 Setembro 2023

68% dos adolescentes portugueses foram vítimas de comportamentos agressivos nas escolas

22 Setembro 2023

A este ritmo, Portugal vai falhar metas para aumentar a mobilidade ciclável em 2025

28 Julho 2023

Atrasos e silêncios preocupam após dois anos do Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação

31 Março 2023

Tabagismo: quem são os alvos de uma indústria “perversa” que se reinventou?

8 Março 2023

Alexa Santos (INMUNE): “Os movimentos feministas não trazem lugar para as necessidades das mulheres negras ainda hoje”

21 Janeiro 2023

Agrofloresta de sucessão: o futuro da agricultura sustentável está nas árvores?

6 Janeiro 2023

Tita Maravilha: “Todo mundo está em transição, quando não se quer chegar em lugares muito óbvios”

10 Dezembro 2022

“Power List 100”. Uma iniciativa sobre reconhecer, empoderar e celebrar. De negros para negros

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0