fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Está de volta o festival que abre os portões dos jardins de Lisboa para colher e semear histórias

Ao longo de dois fins de semana consecutivos, nos dias 4 e 5 e 11…

Texto de Patrícia Nogueira

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Ao longo de dois fins de semana consecutivos, nos dias 4 e 5 e 11 e 12, o Festival Jardins Abertos volta a abrir os jardins de Lisboa numa edição inédita de verão. A 8.ª edição é, como sempre, gratuita, e traz uma programação diurna e noturna.

Desde 2017, o Festival Jardins Abertos abre os portões de vários jardins da capital, para um convite à descoberta de jardins icónicos, jardins escondidos e jardins que existem mas, dada a azáfama do dia a dia, passam despercebidos. Este ano, o festival que costuma acontecer apenas na primavera e no outono, aproveita o calor do verão para uma edição inédita que acontece de dia e de noite, permitindo ver os jardins de Lisboa sob outra luz - poderão ser visitados jardins como o Jardim da Procuradoria-Geral da República, a Estufa Fria de Lisboa e o Jardim da Estrela, onde irá decorrer um percurso guiado ao fim do dia.

"O projeto, que começou timidamente como um percurso guiado e 80 participantes, lançou raízes e cresceu, contanto mais de 200 000 participações no último ano", revela a organização do festival. Desde o início, a equipa Jardins Abertos, em coorganização com a Câmara Municipal de Lisboa e com o alto patrocínio do Presidente da República, promove um evento gratuito com visitas a jardins únicos da cidade e várias atividades de jardinagem, sustentabilidade e consciencialização ambiental, estimulando a relação positiva com a natureza em contexto urbano.

Depois do sucesso das últimas edições, a iniciativa Varandas Verdes volta para transformar fachadas de prédios da cidade de Lisboa em verdadeiros jardins para serem cuidados por cada vizinho e apreciados por quem passa nas ruas corridas de Lisboa. Nesta 8.ª edição, os jardins a serem visitados são o British Cemetery; Estufa Fria de Lisboa; Jardim da Estrela - Jardim Guerra Junqueiro; Jardim da Procuradoria Geral da República - Palácio Palmela ( com visita guiada); Jardim do Palacete de São Bento; Jardim do Príncipe Real; Jardim Gulbenkian; Jardins do CCB; Jardins do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta; Parque Botânico do Monteiro-Mor Quinta; Pedagógica dos Olivais, e ainda o Tropicalixboa, que faz parte dos Jardins Secretos desta edição.

Os Percursos Guiados continuam nesta edição, com a possibilidade de ver as novidades que nasceram na Praça de Espanha e "Um Jardim ao fim do dia", numa visita guiada pelo Jardim da Estrela, ao final do dia, para descobrir a sua história e as várias espécies de plantas que lá vivem. Como sempre, este é um festival para toda a família e para além das exposições, "Regando o Passado" e "À descoberta de...10 curiosidades botânicas sobre Frutas e Legumes", existem atividades e workshops para toda a família, como o "O Bugalho, fabrico de tinta de escrever", "Biodiversidade na Cidade", "As Árvores da Quinta", "Com Frutas e Legumes" e "Imagina, Esmaga e Pinta".

Um festival sobre jardins não podia acontecer sem que o público pudesse colocar em prática, ao longo do ano, tudo aquilo que aprendeu no festival. Nesta edição, a Prisma abre as suas portas para uma atividade de adoção de plantas onde dar e/ou receber, será o mote, e o Mercado Jardins Abertos estará aberto para todos aqueles que quiserem levar uma planta para casa. Para quem se pode deslocar até à capital, o Festival Jardins Abertos volta a ter também uma programação online, com o lançamento da publicação Jardins Abertos, um convite a fazer um percurso guiado sobre a história do festival e ainda a apresentação de "A Agrofloresta da Bela Flor", um projeto piloto de agrofloresta urbana em Campolide, agora apresentado num vídeo temático.

Programa completo disponível, aqui.

Texto de Patrícia Nogueira
Fotografia de  Aline Macedo/ Jardins Abertos

Se queres ler mais notícias sobre cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0