Pedro Coelho, jornalista da SIC, será o presidente do 5º Congresso de Jornalistas, que terá lugar no início de 2024. “O nosso camarada Pedro Coelho começa a partir deste momento a preparar um congresso que esperamos que seja um marco para os e as jornalistas e para o jornalismo, um momento fundamental de reflexão e de procura de caminhos porque é preciso combater a desinformação e só há uma forma de o fazer: com jornalismo, com jornalismo de qualidade”, noticiou, no último mês de julho, o Sindicato dos Jornalistas, que, em conjunto com o Clube de Jornalistas e com a Casa da Imprensa, integra a comissão organizadora do congresso.
“Além do reconhecimento entre os seus pares, Pedro Coelho é também professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, o que corresponde, também, a uma preocupação comum das três entidades: a ligação cada vez mais profunda entre a academia e a profissão”, acrescenta-se sobre a escolha do jornalista, cujo nome foi apontado por unanimidade.
Ainda sem uma data definida, sabe-se apenas que o 5º Congresso de Jornalistas terá lugar nos primeiros meses de 2024, momento que, sublinha a entidade sindical, “encerra um simbolismo ao qual não poderíamos passar ao lado, já que será no início de um ano em que se comemora os 50 anos de 25 de Abril, que teve como uma das principais conquistas a conquista da liberdade de imprensa e de expressão”. No mesmo ano, o Sindicato dos Jornalistas assinala 90 anos.
“Tal como no 4º Congresso, as três organizações representativas do setor unem esforços para a realização do congresso numa altura em que é urgente encontrar caminhos para o jornalismo que queremos, num contexto de profunda crise, de precariedade crescente e de uma galopante propagação da desinformação”, é ainda dito.
Entre os temas que poderão integrar o programa, segundo o balanço da assembleia geral, recorde-se, estão os desafios do financiamento dos media, os baixos salários e a precariedade de jornalistas que trabalham com e sem vínculos, as questões de liberdade, diversidade e pluralismo no trabalho produzido ou a formação de jornalistas em matérias relacionadas com a liberdade de imprensa.


"No V Congresso dos Jornalistas Portugueses, a cuja comissão organizadora terei a honra de presidir, tentaremos encontrar resposta para a mais complexa das perguntas: como poderemos salvar o jornalismo, libertando-o do modelo de negócio que, tendo fracassado, arrasta, nesse fracasso, o fracasso do próprio jornalismo?", escreveu Pedro Coelho, numa crónica no projeto de informação digital Setenta e Quatro.
O jornalista da SIC foi o primeiro entrevistado da rubrica "Entrevistas com Jornalistas", que se debruça sobre os desafios atuais da profissão. Esta rubrica do Gerador foi lançada após a publicação da reportagem "Jornalismo lento: uma questão de humanidade e profundidade no jornalismo".