fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Tempos Livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

Todas as semanas o Gerador recomenda-te iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitares. Descobre em baixo as nossas sugestões.

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

MUSCARIUM - festival de artes performativas

Vários espaços, Sintra

2 a 22.9

A 10ª edição do MUSCARIUM - festival de artes performativas, organizado pela companhia de Teatro teatromosca, acontece entre 2 e 22 de setembro em Sintra. Nas edições passadas, os palcos do MUSCARIUM já viram artistas como B Fachada, Gisela João e Noiserv. Este ano destaca-se na programação do festival, o concerto de The Legendary Tigerman, na Adega de Viúva Gomes, a 13 de setembro. São apresentados 2 espetáculos de teatro para a infância, e 1 espetáculo de teatro para o público jovem e adulto. A programação conta ainda com 1 workshop de teatro e dança, 5 residências artísticas que complementam as atividades do festival, e um seminário internacional, integrando as JORNADAS DE REFLEXAÇÃO - Cultura(s) Alicerçada(s) ReConectar: Estruturas Artísticas no Pós-Pandemia.

Festival F

Vila Adentro, Faro

5 a 7.9

O Festival F regressa para mais uma edição no centro histórico de Faro, a partir da união do trabalho da Sons em Trânsito, do Município de Faro, do Teatro das Figuras e da Ambifaro. O último grande festival de verão contará com 9 palcos que, por sua vez, acolherão artistas de diferentes estilos musicais numa verdadeira celebração eclética da música portuguesa. Camané, Ana Lua Caiano, Baleia Baleia Baliea, Glockenwise, Moullinex, Capitão Fausto, Papillon,  Expresso Transatlântico e Carminho são alguns dos nomes escolhidos para atuar nesta 9ª edição. A par dos concertos, o festival dinamiza alguns espaços destinados à mostra das artes performativas, exposições, mercado de autor, tertúlias, e uma novidade na programação - uma roda de samba que ocorre ao longo dos 3 dias.

O cartaz completo pode ser consultado AQUI

Luna Fest

Praça da Canção,  Coimbra

6 a 8.9

A Praça da Canção, espaço emblemático para mostras culturais em Coimbra, recebe mais uma edição do Luna Fest. Este festival, construído ao ritmo do rock’n’roll, convida um total de 21 artistas para fechar o verão com 3 dias de concertos . Club Makumba, Belle Chase Hotel, Birds Are Indie e The Psychedelic Furs são alguns dos destaques deste ano.

Não existindo uma zona de campismo oficial do festival, é oferecido um desconto de 15% no Parque de Campismo Municipal de Coimbra a todos os portadores do bilhete dos 3 dias do Festival.

Sessão de Curtas Metragens 

Lu.Ca Teatro Luis de Camões, Lisboa 

7 e 8.9

A Sessão de Curtas Metragens “Ampla” reúne filmes premiados nos principais festivais de cinema portugueses, numa mostra de obras de animação para toda a família. Nos dias 7 e 8 de setembro, no Lu.Ca Teatro Luis de Camões, pelas 16h30, será possível assistir a uma sessão de 60 minutos que engloba as curtas: “O carrossel” - Prémio Melhor Filme Secção Curtinhas, no Curtas Vila do Conde; “A aventura de uma bolacha” e  “Baloiçando para a Lua” - Prémios FESTinha #Sub10 e #Sub12, no FEST; “A rainha das raposas” - Prémio do Público – Competição MONSTRINHA, no MONSTRA; e “Mexilhões com batatas fritas” - Prémio do Público IndieJúnior, no IndieLisboa.

Clarão 

Quinta da Ribafria, Sintra

12 a 15.09

Desde a sua fundação em 2020, a Associação Cultural Claraboia tem vindo a desenvolver um trabalho que privilegia uma programação multidisciplinar dedicada a artistas jovens e emergentes. Assumindo Sintra como a sede do projeto, pretende-se dar a conhecer e incentivar os projetos artísticos destes jovens ao público sintrense. 

Este ano, a Claraboia apresenta a primeira edição do Festival Multidisciplinar Clarão, onde a premissa da Associação se materializa num evento com música, artes visuais e cinema.

A Quinta da Ribafria foi o lugar escolhido para o festival que recebe concertos de artistas como MÁQUINA, Iolanda e NastyFactor, o ciclo de cinema “Rebentos”, exposições, instalações, debates e feiras de artesanato. Estão programadas sete oficinas para crianças, jovens e adultos em diferentes áreas - escultura, artesanato, música, moda, fotografia e desenho.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

5 Dezembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

3 Dezembro 2025

Estado daquilo que é violento

1 Dezembro 2025

Os novos guarda-rios no Antropoceno

28 Novembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

26 Novembro 2025

Uma filha aos 56: carta ao futuro

21 Novembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

19 Novembro 2025

Desconversar sobre racismo é privilégio branco

17 Novembro 2025

A velha guarda

14 Novembro 2025

Tempos livres. Iniciativas culturais pelo país que vale a pena espreitar

10 Novembro 2025

Mckenzie Wark: “Intensificar o presente é uma forma de gerir a nossa relação com o tempo”

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

17 novembro 2025

A profissão com nome de liberdade

Durante o século XX, as linhas de água de Portugal contavam com o zelo próximo e permanente dos guarda-rios: figuras de autoridade que percorriam diariamente as margens, mediavam conflitos e garantiam a preservação daquele bem comum. A profissão foi extinta em 1995. Nos últimos anos, na tentativa de fazer face aos desafios cada vez mais urgentes pela preservação dos recursos hídricos, têm ressurgido pelo país novos guarda-rios.

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0