fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Capitão Fausto dão concerto gratuito, no dia 25 de Abril, em Oeiras

Daqui a exactamente um mês, no dia 25 de Abril, celebram-se os 45 anos da…

Texto de Margarida Marques

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Daqui a exactamente um mês, no dia 25 de Abril, celebram-se os 45 anos da liberdade no Largo 5 de Outubro, em Oeiras, com um concerto de entrada livre de Capitão Fausto, a banda referência das novas gerações, que acaba de lançar o quarto álbum de originais, A Invenção do Dia Claro. O concerto acontece pelas 22h.

Os Capitão Fausto são Tomás Wallenstein, Salvador Seabra, Francisco Ferreira, Manuel Palha e Domingos Coimbra. Apresentaram-se ao público em 2011 com o álbum Gazela, afirmaram-se como uma banda referência em 2014 com o álbum Pesar o Sol e mostraram-se uma aposta segura em 2016 com o álbum Capitão Fausto Têm Os Dias Contados.

Agora, em 2019, apresentam A Invenção do Dia Claro, gravado nos Red Bull Studios em São Paulo, Brasil. 8 canções originais e cerca de 30 minutos de música, disponíveis para o público desde o último dia 15 de Março. O concerto no Centro Histórico de Oeiras, no dia 25 de Abril, é o primeiro concerto gratuito depois da apresentação do novo álbum a 6 de Abril no Capitólio, em Lisboa, já esgotado.

Este concerto integra a programação da iniciativa 45 anos do 25 de Abril que celebra a instauração da democracia em Portugal com uma vasta programação que tem lugar, maioritariamente, aos fins-de-semana (sextas-feiras, sábados e domingos), durante os meses de março, abril e maio.

A programação inclui ainda concertos com nomes como Mike El Nite, Filipe Sambado e Joana Espadinha, exposições, arte urbana, mostra de curtas-metragens, ateliers de fotografia, ilustração ou pintura, workshops artísticos e gastronómicos, teatro, e muitas outras iniciativas que celebram a cultura portuguesa.

No próprio dia 25 de Abril, pelas 16h, a Galeria Verney recebe os actores Almeno Gonçalves, Susana Arrais e Pedro Górgia para um diálogo informal acerca do significado da liberdade. A entrada é gratuita.

O Gerador está a dar uma mãozinha à Câmara Municipal de Oeiras nesta iniciativa.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

18 Dezembro 2024

Portugal é o país onde mais cresceu o risco para o pluralismo mediático entre UE e candidatos

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0