Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Black.Art ganha prémio de Melhor Filme de 2019 no 48 Hour Film Project Lisboa

Decorreu no passado dia 26 de maio, pelas 21h30 no Musicbox, a entrega de prémios…

Texto de Carolina Franco

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Decorreu no passado dia 26 de maio, pelas 21h30 no Musicbox, a entrega de prémios do 48 Hour Film Project Lisboa. A equipa Black.Art venceu o grande prémio da noite, Melhor Filme de 2019, com “Do Outro Lado”, o filme que apresentará com os restantes vencedores de todo o mundo no Filmapalooza 2020

Os elementos obrigatórios de incluir nesta edição eram: a personagem Lauro ou Laura Esteves, cineasta; uma bola; e a frase “10 anos é muito tempo”. O desafio foi levado a cabo durante 48 horas a além da equipa Black.Art ficaram no pódio “Quando a noite caiu, descobri quem eras” de Qualidade., em segundo lugar, e “O Dedo Podre” de Circuito Suplente, em terceiro. 

O prémio do Público, entregue pelo Gerador, destacou “Cacofonite” de Carmindo Filmes, “Do Outro Lado” de Black.Art, “Olha a Bola, Miguel” de Socorro Produções e “Esteves” de Take W. O filme da equipa Black.Art ganhou ainda os prémios de melhor argumento, melhor edição, melhor design de som e melhor realização. 

A melhor fotografia foi atribuída a “Quando a noite caiu, descobri quem eras” de Qualidade., bem como a melhor direção de arte e a melhor utilização do género. Diogo Martins e Anna Eremin foram considerados melhor ator e atriz, respetivamente, e a menção honrosa de melhor interpretação foi dada a Fabiana Saraiva. “O Guerreiro” de Redrum foi destacado pela melhor utilização do personagem, “Esteves” de Take W pela melhor utilização do objeto/adereço, “Poliestireno” de Comprimido’s pela melhor utilização de frase.

O prémio de melhor trailer foi para a Socorro Produções, o Prémio Cinema pela Inclusão para SE7E com “Xeque-Mate”, o Prémio CurtaLisboa para a Bo.O.B. Productions com “Era para ser”, o Prémio Hashtag para Black.Art (o grupo que venceu o melhor filme) e o Prémio Visões Jovens foi atribuído à Take W.

Black.Art vai competir contra curtas-metragens de todo o mundo no Filmapalooza 2020, em Roterdão, habilitando-se a ganhar o Grande Prémio de Melhor Filme do Ano, o que significa ver a sua curta no Short Film Corner do Festival em Cannes, também em 2020. Sabe mais sobre o 48 Hour Film Project Lisboa, aqui

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Jakob Owens disponível via Unsplash
O 48 Hour Film Project Lisboa e o Gerador são parceiros

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

8 Maio 2026

Dia Mundial da Migração dos Peixes com celebração dedicada no rio Alviela

1 Maio 2026

Está a chegar o Cultivar, o novo simpósio dedicado à gastronomia e cultura alimentar

8 Abril 2026

Paul da Goucha, em Alpiarça, recebe uma das maiores iniciativas mundiais de ciência cidadã

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Diogo Cândido sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0