Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Gulbenkian acolhe ciclo dedicado ao cinema português

De 5 a 14 de julho, a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, apresenta a 4ª…

Texto de Ricardo Gonçalves

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

De 5 a 14 de julho, a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, apresenta a 4ª edição do ciclo A Gulbenkian e o Cinema Português, que  sublinha a continuidade da relação entre a instituição, o cinema português e os seus cineastas ao longo dos últimos 50 anos.

Com curadoria de António Rodrigues, serão exibidos 15 filmes que resultam dos apoios dados à produção e à internacionalização do cinema português, de nove realizadores de diferentes gerações, alguns dos quais estarão presentes nas sessões. Além disso, o ciclo divide-se em três módulos distintos: “Os Anos Gulbenkian”, “Artistas Filmados” e “O Futuro da Memória”.

O módulo “Os Anos Gulbenkian” ocupa os dois sábados do ciclo (6 e 13 de julho) e retrata um segmento histórico entre 1969 – ano da inauguração da Sede da Fundação Calouste Gulbenkian e a sua abertura ao público – e 1972. “Num Portugal ainda muito fechado, foi no Serviço de Belas-Artes da Fundação que muitos artistas/cineastas encontraram a oportunidade de criar em liberdade”, explica a Gulbenkian em comunicado. As duas sessões incluem nove pequenos filmes de Paulo Rocha, António-Pedro Vasconcelos, Ana Hatherly e Luís Noronha da Costa.

Já o segundo módulo, “Artistas Filmados”, que decorre a 7 e 12 de julho, dá conta de exemplos dos numerosos retratos de artistas plásticos que foram filmados com o apoio da Fundação Gulbenkian, como é o caso de António Palolo, Ver o Pensamento a Correr (1995) de Jorge Silva Melo; Pintura Habitada (2006), um documentário de Joana Ascensão sobre o trabalho de Helena Almeida; Da Natureza das Coisas (2003), uma abordagem à obra de Carlos Nogueira por Luís Miguel Correia; e Blind Runner – An Artist Under Surveillance (2007), um documentário entre o road movie e o thriller de Luís Alves de Matos sobre o trabalho de João Louro.

A 4ª edição desta iniciativa abre e fecha com o módulo “O Futuro da Memória”, nos dias 5 e 14 de julho, com duas longas-metragens produzidas no ano passado:  A Volta ao Mundo quando tinhas 30 Anos, da japonesa Aya Koretzki, e Actos de Cinema, de Jorge Cramez.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Sheila Thomson via flickr

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

8 Maio 2026

Dia Mundial da Migração dos Peixes com celebração dedicada no rio Alviela

1 Maio 2026

Está a chegar o Cultivar, o novo simpósio dedicado à gastronomia e cultura alimentar

8 Abril 2026

Paul da Goucha, em Alpiarça, recebe uma das maiores iniciativas mundiais de ciência cidadã

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Autor Leitor: um livro escrito com quem lê 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Futuro ou espaço de incerteza? A visão de Luz Venceslau sobre o ensino superior

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0