fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Carta do Leitor: queres ver um texto teu publicado no nosso site?

No Gerador continuamos empenhados em fazer jornalismo de investigação cultural, mesmo num período como o que vivemos…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

No Gerador continuamos empenhados em fazer jornalismo de investigação cultural, mesmo num período como o que vivemos agora. Sempre com um conjunto grande de notícias, reportagens, entrevistas, uma agenda caseira que fala sobre os muitos eventos online que têm acontecido e, ainda, mais recentemente, colunas de opinião diárias de autores que muito admiramos. 

Temos recebido, nos últimos tempos, um conjunto grande de emails com textos dos nossos leitores e seguidores, que gostavam de os ver partilhados no nosso site. Não é de agora, sempre os recebemos, mas talvez pelo contexto atual estes contactos tenham crescido ainda mais. 

Por isso, sentimos que agora chegou a altura de podermos criar um espaço, a que demos o nome de Carta do Leitor, onde passamos a publicar semanalmente, já a partir do próximo dia 20 de abril e sempre à segunda, os textos escritos por quem nos lê.

Basta enviares-nos o teu texto, com um máximo de 4000 caracteres incluindo espaços, para o geral@gerador.eu, juntamente com o nome com que o queres assinar. O conteúdo pode ser sobre qualquer tema e será recebido pela nossa equipa de jornalistas que seleccionará aqueles que serão publicados no nosso site e redes sociais.

Todos os dias levamos cultura portuguesa a casa de todos, através de momentos culturais em direto no nosso site. Descobre aqui o nosso plano semanal de atividades. E sabe mais sobre o compromisso do Gerador para os próximos tempos aqui

Ilustração de Pri Ballarin

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

19 Junho 2025

Podcast Capital: Preservação e Valorização do Património, com José Rodrigues e Maria José Sousa

18 Junho 2025

“Hipertexto” – Festivais Gil Vicente, por Isabel Costa e Rita Morais

17 Junho 2025

Procuramos trabalhos criativos para integrarem exposições em quatro cidades europeias

15 Junho 2025

Escreve uma reportagem sobre recursos hídricos com apoio desta bolsa para jornalistas

12 Junho 2025

Post/Zeigeist: vamos falar sobre o significado da vida, envelhecimento e morte?

11 Junho 2025

“Hipertexto” – Festivais Gil Vicente, por Gaya de Medeiros e Leonor W. Carretas

9 Junho 2025

A Mostra Nacional Jovens Criadores está de volta. Candidata-te aqui

31 Maio 2025

Revista Gerador 45, uma edição inteiramente dedicada aos 15 anos do casamento igualitário

29 Maio 2025

Programa de Residências Artísticas OASis Lisboa

21 Maio 2025

Os Gonzaga

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0