fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Cultura na Pandemia: Arte Urbana

Este é o vídeo dos “3 minutos às 3” em que podes descobrir um olhar…

Texto de Redação

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Este é o vídeo dos “3 minutos às 3” em que podes descobrir um olhar sobre a reportagem de investigação do Gerador que saiu no sábado anterior.

Neste vídeo podes encontrar um resumo da reportagem “Arte Urbana: as ruas estiveram vazias, mas não foi um momento de silêncio” que se foca na forma como se tem vivido a arte urbana, numa altura em que vimos as ruas ficarem vazias, deixando  as obras de arte urbana que cobrem os murais do nosso país, sozinhas. 

Em Portugal, ao longo dos últimos anos, foram surgindo projetos, iniciativas e uma lista imensa de artistas que tomaram as ruas de assalto para as tornarem em verdadeiras telas de criação contínua. Das primeiras peças em graffiti, rapidamente esse paradigma mudou para um contexto pictórico e escultórico mais abrangente. Tal fenómeno parece ter dado azo a um movimento de artistas que não queriam esperar pela oportunidade de expor o seu trabalho em museus e galerias, sendo que outros nem sequer estavam interessados nessa mesma convenção.

Como já referimos no Gerador, a atual crise pandémica colocou a descoberto diversas fragilidades no setor da cultura, que colocam dúvidas sobre a sustentabilidade dos próximos meses de trabalho, ainda marcados pela incerteza. Mesmo com a reabertura gradual de museus, galerias e outros espaços de exposições, as diversas condicionantes de segurança poderão não ser atrativas para uma visita aos mesmos. Uma vez mais, a rua parece tornar-se num elemento essencial, em que a arte – sob a alçada de um sentido de missão pública – pode ser uma forma de confrontar as necessidades de fruição artística. Neste sentido, fomos ouvir as vozes dos artistas Miguel Januário (MaisMenos), Tamara Alves e Mário Belém, de Pauline Foessel (codiretora da galeria Underdogs) e de Hugo Cardoso (responsável pela Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa) para perceber de que forma é que a atual conjuntura pode ter um impacto significativo na forma como se irá projetar e repensar a intervenção artística no espaço público, igualmente em mutação.

Podes ler a reportagem completa, aqui.

Jornalistas: Andreia Monteiro e Ricardo Ramos Gonçalves
Edição de vídeo de Susana Maciel

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

18 Março 2024

Saad Eddine Said: “Os desafios do amanhã precisam ser resolvidos hoje”

4 Outubro 2023

Queer Porto acontece este mês e vai “fazer justiça a um olhar queer, não polarizado”

26 Setembro 2023

68% dos adolescentes portugueses foram vítimas de comportamentos agressivos nas escolas

22 Setembro 2023

A este ritmo, Portugal vai falhar metas para aumentar a mobilidade ciclável em 2025

28 Julho 2023

Atrasos e silêncios preocupam após dois anos do Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação

31 Março 2023

Tabagismo: quem são os alvos de uma indústria “perversa” que se reinventou?

8 Março 2023

Alexa Santos (INMUNE): “Os movimentos feministas não trazem lugar para as necessidades das mulheres negras ainda hoje”

21 Janeiro 2023

Agrofloresta de sucessão: o futuro da agricultura sustentável está nas árvores?

6 Janeiro 2023

Tita Maravilha: “Todo mundo está em transição, quando não se quer chegar em lugares muito óbvios”

10 Dezembro 2022

“Power List 100”. Uma iniciativa sobre reconhecer, empoderar e celebrar. De negros para negros

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0