Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

MOTELX: o cinema de terror está de volta em setembro

O MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, que este ano perfaz…

Texto de Rita Dias

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, que este ano perfaz a 14.ª edição, regressa ao Cinema São Jorge entre os dias 07 e 14 de setembro.

De acordo com a organização do festival, e por recomendação da Direção-Geral de Saúde, haverá "sessões mais espaçadas e de lotação reduzida" e dois dias extra "para que o público possa desfrutar do festival com todo o conforto e segurança".

A edição deste ano terá "uma retrospectiva sobre o racismo e o cinema de terror, filmes de Pedro Costa, um número recorde de filmes realizados por mulheres e muitas propostas para oito dias de catarse colectiva".

Serão sete os filmes incluídos na retrospetiva Pesadelo Americano: O Racismo e o Cinema de Terror, precursores do movimento Black Lives Matter: The Intruder, de Roger Corman (1962), Ganja & Hess, de Bill Gunn (1973), O Cão Branco, de Samuel Fuller (1982), Os Prisioneiros da Cave, de Wes Craven (1991), O Assassino em Série, de Bernard Rose (1992), Tales from the Hood, de Rusty Cundieff (1995), e Foge, de Jordan Peele (2017).

Pedro Costa é o convidado da secção Quarto Perdido, que este ano é anunciada como Pedro Costa -- Filmar as Tevas. O realizador português "abordará em conversa a sua declarada afinidade com o universo do terror e do fantástico e serão exibidos os filmes Ne Change Rien (2009) e Cavalo Dinheiro (2014)", lê-se no site do MOTELX.

A secção Serviço de Quarto "mostra este ano um número recorde de filmes realizados por mulheres (cinco por agora, a que se juntarão outros)", adianta a organização. Entre os destaques anunciados estão Saint Maud (2019), de Rose Glass, Relic (2019), de Natalie Erika James, The trouble with being borne (2020), de Sandra Wollner. Além destes, esta secção "traz ainda o regresso do prolífico Takashi Miike com aquele que se estima ser o seu 104.º filme. Estreado na Quinzena dos Realizadores de Cannes, First Love é uma louca mistura de drogas, sangue, gore, romance e humor negro e um regresso ao estilo hiperbólico que o tornou um favorito dos festivais".

Este ano, o MOTELX apresenta, pela primeira vez, um programa de Curtas Experimentais, "dedicado a narrativas alternativas que usam técnicas revolucionárias para criar novas linguagens e pesadelos transcendentais". Por sua vez, a secção Curtas Internacionais continuará a "trazer propostas ricas e variadas em subgéneros tão distintos como 'sci-fi', filme de época ou sátira" e, nesta edição, integrará vinte filmes.

Os finalistas do Prémio MOTELX -- Melhor Curta de Terror Portuguesa, que "continua a incentivar a produção nacional de cinema de género com um prémio no valor de cinco mil euros", e do Prémio Melhor Longa de Terror Europeia/Méliès d'argent serão anunciados em agosto.

De acordo com o Expresso, o MOTELX terá ainda sessões de warm-up do festival, numa parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que acontecerão nos três dias que antecedem o festival, 03, 04 e 05 de setembro. Será apresentada no Convento de São Pedro de Alcântara a performance/concerto A Mulher-Sem-Cabeça, a partir de um texto de Gonçalo M. Tavares, com ilustrações ao vivo de António Jorge Gonçalves e voz do rapper Papillon (dia 03), haverá um jantar encenado no Espaço Brotéria a partir do texto Um Jantar Muito Original, de Fernando Pessoa enquanto Alexander Search (dia 04) e é esperada uma sessão de cinema ao ar livre no Largo Trindade Coelho (dia 05).

Consulta a programação completa do 14.º MOTELX aqui.

Texto de Rita Dias
Fotografia da cortesia de MOTELX

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

5 Agosto 2026

Hamburgo abre candidaturas para residências internacionais em artes visuais e fotografia

8 Maio 2026

Dia Mundial da Migração dos Peixes com celebração dedicada no rio Alviela

1 Maio 2026

Está a chegar o Cultivar, o novo simpósio dedicado à gastronomia e cultura alimentar

8 Abril 2026

Paul da Goucha, em Alpiarça, recebe uma das maiores iniciativas mundiais de ciência cidadã

6 Novembro 2025

Ovar Expande: ser cantautor para lá das convenções

13 Outubro 2025

Jornalista afegã pede ajuda a Portugal para escapar ao terror talibã

18 Setembro 2025

Arte, pensamento crítico e ativismo queer reúnem-se numa ‘Densa Nuvem de Amor’

17 Setembro 2025

MediaCon: convenção de jornalismo regressa a Lisboa em outubro

24 Julho 2025

MediaCon 2025 tem candidaturas abertas para novos projetos de jornalismo

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

Academia: Programa de Pensamento Crítico Gerador

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Imaginação para entender o Futuro

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Curso Política e Cidadania para a Democracia

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Clube de Leitura Anti-Desinformação 

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Oficina Literacia Mediática

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

20 abril 2026

Ensino superior: futuro ou espaço de incerteza?

Para muitos jovens o ensino superior continua a ser o percurso natural, quase obrigatório, para garantir um futuro melhor. Apesar disso, nem todos os que escolhem seguir este caminho encontram uma realidade correspondente às expetativas. Neste projeto, procuramos perceber, através de uma reportagem aprofundada e testemunhos em vídeo, o que está realmente a em causa no ensino superior em Portugal. O que está a afastar os jovens? O que os faz ficar ou sair? E, sobretudo, que país estamos a construir quando estudar se transforma num privilégio ou num risco.

16 fevereiro 2026

Com o patrocínio do governo, a desinformação na Eslováquia está a afetar pessoas, valores e instituições

Ataques a jornalistas, descredibilização da comunicação social independente, propagação de informação falsa, desmantelamento de instituições culturais. A desinformação na Eslováquia está a crescer com o patrocínio dos responsáveis políticos, que trazem para o mainstream as narrativas das margens. Com ataques e mudanças legislativas feitas à medida, agudiza-se a polarização da sociedade que está a prejudicar a democracia e o sentimento europeísta.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0