fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Conversas Centrais: Programar cultura pode ser um ato político?

Na próxima quarta-feira, dia 28 de outubro, pelas 19h, vamos falar em direto acerca da…

Texto de Gerador

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Na próxima quarta-feira, dia 28 de outubro, pelas 19h, vamos falar em direto acerca da cultura enquanto ato político, com Maribel Mendes Sobreira, co-fundadora do Colectivo FACA, Miguel Ribeiro, diretor do Doclisboa e Apordoc, e Rui Oliveira Marques, co-fundador do Festival Política e presidente da associação Isonomia.

Maribel Mendes Sobreira é membro da International Society for the Philosophy of Architecture e do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Tem publicado artigos sobre arquitetura, património urbano e teoria da arte. Concebe e orienta atividades de sensibilização para as artes e arquitetura, e colabora com o Museu Coleção Berardo desde 2007. Leccionou vários módulos na disciplina de Estética e Ética da Paisagem na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Instituto de Agronomia. É co-fundadora do Colectivo FACA.

Miguel Ribeiro estudou Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente faz parte da direção do Doclisboa - Festival Internacional de Cinema e é membro da direcção da Apordoc - Associação pelo Documentário. Através de diversas colaborações, desenvolveu programas curadorias entre cinema, performance e artes visuais, e é presença regular em painéis, debates e júris de festival.

Rui Oliveira Marques é co-fundador do Festival Política e presidente da associação Isonomia, responsável pelo conceito e programação do festival. Jornalista, director-adjunto do Meios & Publicidade, co-autor dos livros "Má Despesa Pública", "Má Despesa Pública nas Autarquias" e autor do livro "Histórias das Noite Gay de Lisboa". Licenciado em Comunicação Social pela Universidade do Minho e com uma formação para executivos em Gestão de Marca (IPAM).

A cada quinze dias convocamos pessoas do meio cultural para debater temas centrais da sociedade. Descobre todas as conversas que já aconteceram aqui.

Todas as semanas a cultura portuguesa sobe ao Palco Online Gerador com performances, conversas, música, cinema, entrevistas em vídeo ou mesmo jogos. Descobre aqui o nosso plano semanal e explora todos os momentos que já passaram pelo site Gerador aqui.

Horário: 19h
Preço: Gratuito

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Abril 2024

Teste

17 Fevereiro 2024

Liberdade de imprensa: participa no webinar dedicado às conquistas e desafios da lei europeia

17 Janeiro 2024

Gerador em entrevista ao Expresso sobre os desafios das organizações de media independentes

19 Dezembro 2023

Emergente comemora quinta edição no Musicbox

4 Dezembro 2023

teste videos

30 Novembro 2023

Baião in Lisboa Festival está de volta nos dias 8, 9 e 10 de dezembro

31 Outubro 2023

Dia 4 de novembro será o último Encontro D’Improviso em Marvila

23 Outubro 2023

Riot, Susana Travassos, Carla Costa e João Fiadeiro vão estar no penúltimo Encontro D’Improviso

17 Outubro 2023

Este sábado, dia 21 de outubro, acontece o próximo Encontro D’Improviso

13 Outubro 2023

Sábado, dia 14 de outubro, arranca o primeiro Encontro D’Improviso na Alta Lisboa

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Criação e Manutenção de Associações Culturais

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Financiamento de Estruturas e Projetos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

27 outubro 2025

Inseminação caseira: engravidar fora do sistema

Perante as falhas do serviço público e os preços altos do privado, procuram-se alternativas. Com kits comprados pela Internet, a inseminação caseira é feita de forma improvisada e longe de qualquer vigilância médica. Redes sociais facilitam o encontro de dadores e tentantes, gerando um ambiente complexo, onde o risco convive com a boa vontade. Entidades de saúde alertam para o perigo de transmissão de doenças, lesões e até problemas legais de uma prática sem regulação.

29 SETEMBRO 2025

A Idade da incerteza: ser jovem é cada vez mais lidar com instabilidade futura

Ser jovem hoje é substancialmente diferente do que era há algumas décadas. O conceito de juventude não é estanque e está ligado à própria dinâmica social e cultural envolvente. Aspetos como a demografia, a geografia, a educação e o contexto familiar influenciam a vida atual e futura. Esta última tem vindo a ser cada vez mais condicionada pela crise da habitação e precariedade laboral, agravando as desigualdades, o que preocupa os especialistas.

Carrinho de compras0
There are no products in the cart!
Continuar na loja
0