O Museu das Comunicações, parte da Fundação Portuguesa das Comunicações, apresenta, até 16 de Novembro, com entrada grátis, a exposição filatélica “A Cor dos Selos”, de João Machado. A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e também aos sábados, das 14h às 18h.

João Machado trabalha há mais de três décadas com a Filatelia dos CTT, tendo a sua primeira experiência sido em 1987, a convite de Luiz Duran, então director de arte dos CTT, para fazer a emissão dedicada ao Centenário do Disco. Desde aí, executou já mais de cinquenta emissões de selos e seis emissões de etiquetas auto-adesivas para máquinas automáticas de venda de selos.

Foi também quatro vezes premiado com o Prémio Asiago, o grande prémio da filatelia mundial, tornando-se no artista desenhador de selos mais premiado na história da filatelia em Portugal e num dos mais premiados do mundo. Além dos prémios, o designer português já expôs em diversas galerias nacionais e internacionais, como o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves, o Dansk Plakatmuseum, na Dinamarca, ou a Casa Garden, em Macau. Machado é, assim, não apenas uma das principais figuras da filatelia nacional, mas também um dos pioneiros na inovação do design filatélico, agora com a obra em exposição na Galeria Central da Fundação Portuguesa das Comunicações.

Texto de Francisco Cambim
Fotografia de Anne Nygård disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.