Estão abertas até 14 de agosto as candidaturas para as Bolsas de Criação de Curtas de Dança, uma mostra de trabalhos coreográficos de curta duração a ser apresentada em setembro, no Armazém 22, em Gaia. Criado em 2016 pela Kale Companhia de Dança, o projeto anunciou este ano uma parceria de comunicação com o Teatro Municipal do Porto. 

Das candidaturas serão escolhidos quatro projetos, dois performativos e duas instalações de vídeo, sendo que cada performance receberá uma Bolsa de Criação no valor de 500€, e cada instalação no valor de 250€, bem como apoio técnico para ambas. A apresentação final será nos dias 26 e 27 de setembro no Armazém 22, o espaço da Kale Companhia de Dança, em Gaia.

As possibilidades para ocupar o Armazém 22 com criações durante estes dois dias são alargadas, não se limitando à apresentação mais clássica. De acordo com o comunicado de imprensa, será também possível pensar as performances ou instalações para black-box, o foyer, o bar ou o estúdio. 

Para participar no concurso cujo júri será composto por Joana Castro (Kale Companhia de Dança), Cristina Planas Leitão (Teatro Municipal do Porto) e um coreógrafo convidado, é necessário preencher os requisitos da candidatura que podes consultar aqui. Os resultados serão divulgados até ao dia 29 de agosto. 

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Ahmad Odeh disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.