Encontram-se abertas desde o dia 17 de junho as candidaturas para a 4ª edição do IndieJúnior Allianz - Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil. O prazo de inscrição nas diferentes categorias acaba apenas no dia 15 de outubro.

A ter em conta para a candidatura dos filmes estão os públicos-alvo — jovens e crianças com +3 anos, +6 anos, +10 anos, +12 anos e +15 anos —, as categorias de animação, ficção e documentário, e a data de realização do filme, que deve ter sido completado em 2018, 2019 ou 2020. 

Entre algumas das exigências do regulamento estão ainda as legendas obrigatórias em inglês, no caso de o filme ser falado noutra língua e a existência de uma cópia sem legendas (para os filmes que posteriormente forem selecionados). A inscrição pressupõe de um pagamento por cada filme, excepto no caso das curtas e longas metragens portuguesas, que estão isentas.

O festival de cinema focado nas crianças e nos jovens vai decorrer no Porto entre 28 de janeiro e 2 de fevereiro de 2020, tal como tem acontecido nos últimos anos. Através de um programa completo e eclético procuram “promover o acesso à cultura, através do cinema”, como referem no site oficial.

A edição anterior do IndieJúnior teve como conceito-chave “o lugar” e teve lugar entre 29 de janeiro e 3 de fevereiro de 2019 no Rivoli, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, na Casa das Artes e no auditório da reitoria da Universidade do Porto. Uma semana antes o Gerador teve uma conversa com Irina Raimundo, a diretora, que podes recordar aqui

Aqui poderás encontrar o regulamento do concurso deste ano na íntegra, bem como o sítio para te inscreveres.

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Erik Witsoe disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.