O Trampolim Gerador está mesmo ao virar da esquina: é já no próximo sábado, dia 12 de outubro, que vais assistir a mais de 50 momentos culturais gratuitos no Lumiar, em Lisboa.

E se esta é uma iniciativa que o Gerador promove com o intuito de aproximar mais pessoas da cultura não podíamos deixar de lado a questão da acessibilidade.

Por isso mesmo, todos os espaços que recebem programação e que são acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida estão devidamente assinalados no folheto com a agenda completa do Trampolim Gerador, que estará a ser distribuído durante o evento ou que poderás levantar nos dois quiosques informativos na Alameda das Linhas de Torres. Se quiseres já cuscar hoje essa informação, podes sempre aceder ao pdf online. Adicionalmente, nesses dois quiosques estarão ainda disponíveis folhetos com a programação do dia em braille.

Desafiámos, ainda, duas entidades residentes no Lumiar que trabalham questões de acessibilidade a estarem presentes e a trazerem as suas ideias para o Trampolim Gerador, a Terra Amarela e a CiM – Companhia de Dança.

A Terra Amarela desenvolve práticas culturais acessíveis. No dia 12 de outubro, convida-te a usares uma cadeira de rodas ou uma venda nos olhos, de forma a teres uma perspetiva não normativa do Trampolim Gerador. Esta atividade acontece das 16h às 20h, na Quinta das Conchas, e está inserida no projeto Como desenhar uma cidade, financiado pela 3ª edição do programa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian.

A CiM utiliza a dança e a imagem como método de inclusão, tendo desenvolvido o projeto Geração SOMA, que junta crianças com e sem necessidades educativas especiais através da dança. Pelas 22h, no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Lumiar, vais ter a oportunidade de assistir ao documentário Geração SOMA, com realização de Pedro Sena Nunes, que aborda este projeto de inclusão e prática artística.

O Trampolim Gerador, uma organização conjunta do Gerador e da Junta de Freguesia do Lumiar, leva mais de 50 momentos culturais gratuitos, desde concertos, teatro, dança, exposições ou mesmo gastronomia, ao Lumiar, em Lisboa, já no próximo dia 12 de outubro.
O programa, que começa pelas 16h, invade espaços inusitados como uma oficina automóvel, um centro comercial dos anos 80, palacetes históricos ou mesmo a Alameda das Linhas de Torres, que vai ter uma zona fechada ao trânsito nesse dia.
Descobre a agenda completa aqui.