fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

Acesso Cultura quer capacitar agentes culturais do Algarve em matérias como deficiência e gestão cultural

Nos dias 13 e 14 de dezembro, a Acesso à Cultura promove duas ações de formação destinadas aos agentes culturais da região algarvia, sobre matérias como gestão cultural, deficiência e recurso da audiodescrição. Inscrições gratuitas.

Com o objetivo de capacitar os agentes culturais do Algarve em matérias como a deficiência e a gestão cultural e ainda o recurso da audiodescrição, a Acesso Cultura, entidade que promove o acesso físico, social e intelectual à participação cultural promove duas ações, no Auditório da Direção Regional de Cultura do Algarve em Faro, com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Algarve.

No dia 13, das 09h30 às 17h, a consultora em Gestão e Comunicação Cultural, Maria Vlachou, irá abordar o tema "Deficiência e Gestão Cultural", trazendo duas questões que se interligam: a acessibilidade do espetador à cultura, e a integração de de pessoas com deficiência enquanto artistas, ou nas equipas dos espaços culturais. Serão ainda abordados os aspetos do trabalho de uma organização cultural, e como, quando a inclusão e a diversidade são vistas de uma forma mais holística, surgem múltiplas e diversas oportunidades criativas.

No dia 14, também à mesma hora, a atriz e audiodescritora, Anaísa Raquel, irá fazer uma "Introdução à audiodescriçao". Não são poucas as pessoas que pensam que os cegos, ou pessoas com baixa visão, não têm interesse em visitar exposições ou assistir a espetáculos. A verdade é que o interesse existe, a prática também, mas muitas vezes a experiência não é plenamente usufruída por quem não vê devido à ausência do serviço de audiodescrição. Neste curso será discutida a importância da audiodescrição para a criação de uma cultura mais inclusiva e acessível; serão debatidas as diferentes abordagens à construção e prestação deste serviço; serão apresentados os diferentes passos para a inclusão deste serviço na programação de um museu, galeria, teatro, sala de espetáculos e serão vistos guiões de audiodescrição adaptados a várias manifestações artísticas e culturais. O curso não forma audiodescritores, mas permite aos profissionais da cultura entenderem melhor o potencial e a logística necessária para a disponibilização do serviço.

A participação é gratuita, mediante inscrição, disponível, aqui.

Texto de Patrícia Nogueira
Fotografia disponível via Pexels
Se queres ler mais notícias, clica aqui.

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap