Uma formação pedagógica para a consciencialização ambiental de professores e outros agentes educativos é a proposta para o fim-de-semana de 7 e 8 março, com Ana Pêgo.

Este projeto decorre em duas manhãs e duas tardes: ora com palestras, ora com workshops. Há um primeiro momento de exposição científica sobre a contaminação do plástico no oceano, seguindo-se o trabalho das técnicas didáticas e lúdicas para a melhor transmissão destes valores aos alunos e a novas gerações em geral.

Enfatiza-se a possível reutilização do lixo marinho para a produção de objetos artísticos, atividade que podem ser reproduzidas na sala de aula, estimulando a relação dos alunos com a crise ecológica. Esta iniciativa repensa o problema dos oceanos a partir da expressão individual dos alunos e dos professores.

Ana Pêgo, autora do livro ilustrado “Plasticus Maritimus”, é formada em Biologia Marinha de Guia, sendo atualmente educadora ambiental. Desde 2012 que o trabalho de Ana Pêgo passa por palestras, formações a professores, assim como exposições de arte ecológica.

Este curso tem um custo de 50€ e acontece na Sala 1 da sede da Fundação Calouste Gulbenkian. Decorre entre as 10h e as 13h e as 14h30 e as 17h30 dos dias 7 e 8 de março.

Texto de Mafalda Lalanda
Ilustração de Bernardo P. Carvalho do livro Plasticus Maritimus 

________________________________________________________

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.