A ideia de “tridimensionalidade” e de “sobreposição de tempos” experimentadas em suportes alternativos. É com recursos a estas palavras que Rui Palma descreve a essência do seu mais recente trabalho. Baile de Verão é o título da exposição em nome próprio que é inaugurada este sábado, dia 24 de julho, pelas 17 horas, na galeria Senhora Presidenta, no Porto.

A mostra, que estará patente até 19 de agosto, constitui-se de “uma série de fotografias impressas em diversos suportes, a partir do imaginário de uma fotografia de arquivo onde a memória e a ficção se misturam”, segundo informação divulgada pela organização.

O trabalho foi desenvolvido durante os últimos dois meses a partir de um convite da galeria. A base foi uma fotografia familiar, de arquivo, mas Rui Palma diz que, apesar disso, o trabalho não é uma reconfiguração de imagens documentais, mas antes de fotografias inéditas que foram desenvolvidas sobre o conceito. Esse pedaço de memória “foi o ponto de partida para uma série de fotografias que mistura imagens documentais e encenadas numa sobreposição de tempos”, explica ao Gerador.

Fotógrafo e artista visual sediado em Lisboa, Rui Palma centra o seu trabalho no corpo e na multiplicidade das suas representações. No currículo tem a participação em diversas exposições coletivas e individuais em espaços como Galeria Foco, Queer Lisboa -  Festival Internacional de Cinema Queer e Rivoli - Teatro Municipal do Porto. Colabora regularmente com revistas de moda, tendo fotografado para Vogue Portugal, FuckingYoung! e Vice, além de ter sido responsável pelas imagens da campanha Moda Lisboa – Comunidade.

O espaço onde o artista irá apresentar o seu trabalho, a galeria Senhora Presidenta, é um projecto de Dylan Silva (artista), Mariana Malhão (ilustradora) e Luís Cepa (designer gráfico). Assumindo-se como “um espaço híbrido, capaz de albergar simultaneamente produção e exposição de trabalhos no meio artístico” a galeria reúne trabalhos de diferentes tipologias, desde a cerâmica à ilustração, passando pela pintura, fotografia, desenho, vídeo e publicação independente. 

Local: Galeria Senhora Presidenta, Porto
Horário: 14h (inauguração)
Preço: Entrada livre

Texto de Sofia Craveiro
Fotografias de Rui Palma

Se queres ler mais notas de agenda sobre a cultura em Portugal clica aqui.