Entre os dias 14 e 17 de outubro, a AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural acontece no território da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria. A edição 2021 do evento referência do sector do Património Cultural apresenta-se, pela primeira vez, numa dimensão híbrida, através da cidade e do online. O evento conta ainda com a 1ªedição dos Prémios Património.

O ponto de encontro é Leiria. A cidade recebe o fórum de debate para profissionais e instituições dedicadas ao Património Cultural. Com uma programação diversificada que apresenta seminários, cursos, atividades de Educação Patrimonial, concertos, performances, workshops de Artes & Ofícios, visitas e roteiros, exposições, concursos digitais, entre outros, o evento conta ainda com uma alargada área de Expositores física, no Mercado de Sant’Ana, em Leiria, e virtual, na plataforma online do evento.

Tendo como tema principal "Jovens e Património", a AR&PA pretende realçar a importância da relação entre o património cultural e os jovens, e levá-los ao palco e aos bastidores do património cultural. Ultrapassando em muito a dimensão evidente de "mais conhecimento", o estabelecimento de uma relação afetiva e identitária com o património cultural por parte desta faixa etária "resultará num maior equilíbrio económico, cultural e social dos territórios", lê-se em comunicado. 

l
O evento conta ainda com uma alargada área de Expositores física, no Mercado de Sant’Ana, em Leiria, e virtual, na plataforma online do evento.

Os Prémios Património são também um sintoma do reconhecimento e da importância patrimonial. Nesta 1ªedição pretende distinguir as boas práticas no sector do Património nos 2 anos antecedentes à data de atribuição dos Prémios, galardoando Projetos, Entidades e Profissionais nacionais actuantes no sector.
Contemplam um Júri nacional e internacional e são o resultado de uma parceria entre a Spira – revitalização patrimonial | patrimonio.pt, com a colaboração do Turismo de Portugal e da Herifairs - Rede Europeia de Feiras do Património. Entre os jurís encontram-se nomes como Justin Albert, Margarida Alçada e Enrique Saiz.
Podes consultar toda informação para te candidatares aqui.

​A AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural é organizada pela Spira - revitalização patrimonial, em parceria com a Fundação Millennium Bcp, o Ministério da Cultura / DGPC, o Ministério da Economia / Turismo de Portugal, o Ministério dos Negócios Estrangeiros / AICEP - Portugal Global e a Junta de Castilla y León - co-promotor espanhol. 

Texto por Patrícia Silva
Ilustração retirada do website Bienal Arpa

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.