O curso Arte, Deficiência e Gestão Cultural é organizado pela Acesso Cultura, uma associação que promove o acesso – físico, social e intelectual – à participação cultural. É dirigido a pessoas que trabalham as áreas de Gestão Cultural, Produção, Programação, Mediação Cultural e Direcção Artística. Decorrerá nos dias 25 e 26 de maio, entre as 9h00 e as 17h00, no Teatro Carlos Alberto, no Porto.

Lê-se na apresentação: “Em Portugal, especial atenção tem sido dada nos últimos anos ao acesso das pessoas com deficiência à oferta cultural. Com a implementação de serviços como a interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP), a audiodescrição (AD) ou as sessões descontraídas (SD), vários (mais ainda poucos) espaços culturais e artistas procuram criar condições de acesso para que pessoas com necessidades específicas, assim como os seus familiares e amigos, possam juntos usufruir da oferta”.

No que diz respeito à gestão cultural, a formação abordará os serviços de acessibilidade e a sua implementação e ainda outros aspectos da relação com o público, como a comunicação e o atendimento. Quanto às práticas artísticas, haverá uma reflexão sobre mentalidades, metodologias de trabalho, a formação e integração de artistas com deficiência no mercado de trabalho.

Consulta a Agenda Gerador, onde podes encontrar mais eventos a decorrer online nos próximos tempos.

Cartaz da cortesia da Acesso Cultura