As revistas independentes Bíblia, Bica, Dose, ELECTRA, FOmE, Prototypo e a Fanzinoteca Geraldes Lino, da Amadora, ocupam no Trampolim Gerador uma loja abandonada no Mouras Shopping, um centro comercial dos anos 80 no Lumiar, e trazem consigo conversas, exposições, podcasts e muitas outras ideias. Descobre, em baixo, o detalhe do que vai acontecer:

16h e as 21h | Zines para levar para casa

A Bíblia, Bica, Dose, ELECTRA, FOmE, Prototypo vão estar em permanência na loja com as suas últimas edições, para que possas descobrir cada uma delas e, quem sabe, levar exemplares contigo para casa.

Revista Bíblia

Um espaço de experimentação da literatura e das artes visuais contemporâneas, portuguesas mas não só. Publica várias dimensões artísticas da ilustração à fotografia, design, banda-desenhada, passando pela prosa, conto, poesia mas não deixando de fora a música, o cinema ou a arquitetura. Depois de 33 números deu ainda origem a um livro.

Bica

Afirmam-se como uma revista de ideias, de futuro, de Lisboa para o mundo. Neste projeto editorial reuniram escritores, jornalistas, historiadores, artistas, produtores agrícolas, professores e outros acabados em -ores que, acima de tudo, partilham a vontade de intervir socialmente em torno da cidade de Lisboa. A distribuição é gratuita.

dose

Nasceu da vontade de começar com um projeto que valorizasse os trabalhos que estão a ser criados agora, independentemente da sua posição na cena artística e de qualquer contexto académico. Uma revista de arte e não sobre arte, acessível a todos e que quer incentivar a experiência artística como experiência sensível e não como raciocínio teórico. Estarão a gravar, ao vivo, o podcast Fala.

ELECTRA

Uma revista internacional editada pela Fundação EDP de crítica, pesquisa, ensaio e reflexão cultural, social e política, que aborda todas as áreas da cultura, promovendo diálogos e oscilações de fronteiras entre saberes humanísticos e ciências, disciplinas artísticas diversas e teorias e práticas culturais diferentes.

FOmE

Uma revista alicerçada em dois conceitos primordiais: ser uma galeria em papel e tornar acessível a cultura underground, artistas ou espaços inovadores que trabalham fora dos meios institucionais. Nas suas edições expõem trabalhos artísticos originais, sem excluir a matéria textual e a reflexão.

Prototypo

Convoca algumas das principais figuras do discurso cultural para oferecer uma perspetiva multifacetada dos procedimentos recentes no design de projetos. Cada edição estabelece um assunto ao qual os colaboradores respondem nas áreas de arquitetura, artes plásticas, design gráfico e teoria. A Propotypo cumpriu o seu caminho, fazendo 9 números, um para cada letra entre 1999 e 2004.

16h e as 21h | Zines para folhear com a Fanzinoteca Geraldes Lino

Um projeto que integra a Bedeteca da Câmara Municipal da Amadora que acolhe mais de 40 mil publicações, entre álbuns, livros, revistas, fanzines e muita banda desenhada. A Fanzinoteca acolheu a extensa coleção doada por Geraldes Lino, sócio fundador e dirigente do Clube Português de Banda Desenhada, que estará disponível para folheares.

16h às 21h | Exposição Revista Prototypo – Uma perspetiva da mais importante revista de arquitetura portuguesa

Descobre, nesta exposição, os 9 números publicados desta revista do universo da arquitetura que contou com colaboradores convidados como Neil Denari, João Luís Carrilho da Graça, Morphosis, Aires Mateus, Zaha Hadid, Eduardo Souto de Moura e Asymptote Architecture.

16h | Conversa: o Fanzine na Banda Desenhada por Professor António Martiné de Azevedo Coutinho

Fanzines: mais um meio ou veículo no moderno universo da comunicação. Nesta conversa, vamos falar sobre a definição e história das fanzines, quais os seus objetivos, os vários temas, as fanzines de BD no mundo e em Portugal, especialmente na cidade da Amadora. Uma organização da Fanzineteca Geraldes Lino.

18h | Postcast Fala ao Vivo – Uma conversa pela revista Dose

O Fala surgiu enquanto uma nova forma de explorar o universo da revista dose, através da partilha de conversas com pessoas ligadas a todos os campos da arte. Desde práticas artísticas a percursos profissionais, estas conversas cobrem todo o tipo de tópicos e experiências e são mais um passo da dose na abertura do mundo da arte a todos. No Trampolim Gerador estarão a gravar o podcast ao vivo.

O Trampolim Gerador, uma organização conjunta do Gerador e da Junta de Freguesia do Lumiar, leva mais de 50 momentos culturais gratuitos, desde concertos, teatro, dança, exposições ou mesmo gastronomia, ao Lumiar, em Lisboa, já no próximo dia 12 de outubro.
O programa, que começa pelas 16h, invade espaços inusitados como uma oficina automóvel, um centro comercial dos anos 80, palacetes históricos ou mesmo a Alameda das Linhas de Torres, que vai ter uma zona fechada ao trânsito nesse dia.
Descarrega aqui a programação completa.