O livro “Ascensão da Água”, da autoria do poeta Samuel F. Pimenta, está entre os selecionados para as listas finais dos prémios internacionais “aRi[t]mar” e “Prémio Literário Glória de Sant’Anna”, que serão anunciados durante o mês de maio.

O escritor que com cerca de 10 anos que Samuel começou a escrever os seus primeiros rascunhos e, mais tarde, licenciou-se em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e, atualmente, é um dos finalistas que está nesta reta final com José Luís Peixoto, Francisco Guita Jr., João Luís Barreto Guimarães ou Maria José Quintela, entre outros autores de renome.

Depois de diversas participações em conferências e em encontros literários nacionais e internacionais, alguns dos seus livros ganharam vida. Ascensão da Água é um deles. Além de ser um tributo ao ciclo da água, o artista, em entrevista ao Gerador explicou que "escutei pela primeira vez o título do livro, Ascensão da Água, junto à nascente do rio Alviela, em Olhos de Água". Além de se mostrar um tema de extrema importância, o autor pretende "evocar os mitos associados".

No que toca aos prémios, “aRi[t]mar” é um projeto da Escola Oficial de Idiomas de Santiago de Compostela, que visa divulgar a música e a poesia galego-portuguesa atuais, e aproximar a cultura e a língua dos dois países. No caso do “Glória de Sant’Anna” trata-se um prémio internacional de poesia em memória da poeta Glória de Sant’Anna, com um valor de 3 mil euros e destinado ao autor do melhor livro de poesia publicado nos países e regiões de língua portuguesa.

Texto de Patrícia Silva
Fotografia de Paulo Storch

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.