"O que é ser diferente e como é que reagimos perante a diferença?" é a pergunta que lança a mais recente criação da Universo Paralelo. O Museu da Marioneta, em Lisboa, recebe, nos dias 8 e 9 de maio às 10h30, o espetáculo para crianças "Australopiteco". A estreia no claustro do Museu da Marioneta, contará com uma sessão com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição, no dia 9 de maio.

Este espetáculo, com encenação de Adriana Melo e curadoria de Alice Vieira, pretende refletir sobre a diferença e a forma como reagimos perante a mesma, numa narrativa intercalada entre a realidade e a ficção, que procura suscitar nos mais pequenos a compreensão do outro, a empatia e o altruísmo.

"Uma árvore não é igual a um pássaro e uma montanha não é uma pessoa. Porém, todos têm semelhanças e diferenças. O que nos distingue não nos pode separar. Um arco-íris é feito de várias cores." É este universo que "Australopiteco" leva até ao palco do Museu da Marioneta, com a interpretação de Beatriz Brito, Clara Franco, David Teixeira, Magnum Soares. Uma coprodução EGEAC, em parceira da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, terá duas sessões para escolas, nos dias 6 e 7 de maio.

A digressão do espetáculo "Australopiteco", criado pela Universo Paralelo, passará pelo "Festival A Salto", a 29 de agosto em Elvas; pelo Centro Cultural da Malaposta, Odivelas; pelo Teatro da Voz, em Lisboa e ainda pela Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, estando estas três últimas sessões ainda sem data a anunciar.

Universo Paralelo dedica-se à criação e difusão de obras originais de teatro e dança, com direção artística de Adriana Melo e Magnum Soares. Fundada no ano passado, tem como principais objetivos a valorização de teatro de marionetas e formas animadas, teatro para todo o público e dança-teatro. "A Caravela Desconhecida", um
espetáculo de Teatro de Marionetas criado a partir da obra "O Conto da Ilha Desconhecida",
de José Saramago, foi a primeira criação da companhia Universo Paralelo, que se encontra atualmente em digressão nacional.

Local: Museu da Marioneta

Horário: 8 e 9 de maio, às 10h30. dias 6 e 7 para público escolar

Preço: Consulte aqui.

Fotografia de Helena Melo, da cortesia Universo Paralelo