fbpx
Terça-feira, 10 Março 2020

Bailado “O primo Basílio” estreia-se em Nova Iorque

O espectáculo de dança “O primo Basílio”, a partir da obra homónima de Eça de Queirós, será apresentado hoje, terça-feira, dia 10 de março, no Alvin Ailey Theater, em Nova Iorque.

O bailado tem coreografia de Fernando Duarte, que interpreta ao lado da bailarina Solange Melo, que, por sua vez, assina a direção artística.

No elenco estão ainda Cristina Maciel, Filipe Portugal ou Mark Biocca, Carlota Rodrigues e Pedro António Carvalho. A música é baseada em obras de Luís de Freitas Branco e de Fernando Lopes-Graça.

Segundo a produção, o espectáculo “O Primo Basílio” assenta na relação entre a narrativa literária e a dança, e foi também idealizado tendo em vista a criação de uma residência em contexto escolar, para “despertar o interesse em descobrir a obra de Eça de Queirós, e valorizar o património musical português”.

“O primo Basílio”, romance de costumes, sobre casamento e adultério, foi publicado pela primeira vez em 1878. A narrativa é conduzida por quatro personagens centrais – Basílio, Luísa, Jorge e Juliana -, e resulta num retrato da sociedade portuguesa no século XIX.

O espectáculo de dança chega a Nova Iorque, numa parceria com o Arte Institute, depois de ter tido estreia nacional em janeiro no Theatro Circo de Braga e apresentações em Castelo Branco e Famalicão.

Fernando Duarte e Solange Melo fundaram juntos em 2018 o projeto Dança em Diálogos, através do qual surgiu o espetáculo “Murmúrios de Pedro e Inês” e, um ano depois, “Tudo Quanto Vi – um poema coreográfico para Sophia”.  Sabe mais sobre Dança em Diálogos, aqui.

Texto de Lusa e Carolina Franco
Fotografia disponível via Theatro Circo

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

MAIS ARTIGOS DE Notícias, DESTAQUE

Entrevistas 25.Fev.2021

Ciclo 12 em Rede: Aqui, as pedras contam histórias sobre a cultura portuguesa

Com início em 2017, no ciclo “12 em Rede — Aldeias em Festa” celebram-se as aldeias e contam-se histórias sobre a cultura portuguesa. Atualmente, integram esta iniciativa dez municípios, que…

Gargantas soltas 25.Fev.2021

Eu, um filho do Império

À Micas e à Maria Helena. Ao meu pai e à minha Avó, in memoriam Sou um filho do império Colonial Português, das suas brutalidades, afetos e contradições. Nasci em…

Insties gerador 24.Fev.2021

Insties Gerador: Beatriz Gosta entrega prémio Melhor Mural na gala de 13 de março

A Gala Insties Gerador 2021 está mesmo a chegar e as surpresas deste grande evento começam a ser desvendadas. Hoje revelamos que Beatriz Gosta irá anunciar o vencedor da categoria…

Um Quarto de Conversa 24.Fev.2021

Um Quarto de Conversa com Joana Duarte (BÉHEN)

“Um Quarto de Conversa” são entrevistas de quinze minutos realizadas pela equipa editorial do Gerador a convidados que lhes despertaram a atenção. Nesta conversa temos connosco Joana Duarte, designer fundadora da…

Entrevistas 24.Fev.2021

Francisco Furtado: “A ferrovia pode ser a coluna vertebral da mobilidade elétrica no futuro”

No ensaio A ferrovia em Portugal – Passado, presente e futuro, publicado em 2020 pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, o seu autor, Francisco Furtado, traça o estado da arte…

Carta do Leitor 24.Fev.2021

Carta do Leitor: Pandemia em três actos

Os mestres clamam: escreve todos os dias! Aqui estou eu para acrescentar mais um ponto. As tais rotinas saudáveis. Escrevendo e cumprindo o conselho dos mais experientes que fazem a…

{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
X
X
Partilhar
Copy link
Powered by Social Snap