fbpx
Terça-feira, 10 Março 2020

Bailado “O primo Basílio” estreia-se em Nova Iorque

O espectáculo de dança "O primo Basílio", a partir da obra homónima de Eça de Queirós, será apresentado hoje, terça-feira, dia 10 de março, no Alvin Ailey Theater, em Nova Iorque.

O bailado tem coreografia de Fernando Duarte, que interpreta ao lado da bailarina Solange Melo, que, por sua vez, assina a direção artística.

No elenco estão ainda Cristina Maciel, Filipe Portugal ou Mark Biocca, Carlota Rodrigues e Pedro António Carvalho. A música é baseada em obras de Luís de Freitas Branco e de Fernando Lopes-Graça.

Segundo a produção, o espectáculo "O Primo Basílio" assenta na relação entre a narrativa literária e a dança, e foi também idealizado tendo em vista a criação de uma residência em contexto escolar, para "despertar o interesse em descobrir a obra de Eça de Queirós, e valorizar o património musical português".

"O primo Basílio", romance de costumes, sobre casamento e adultério, foi publicado pela primeira vez em 1878. A narrativa é conduzida por quatro personagens centrais - Basílio, Luísa, Jorge e Juliana -, e resulta num retrato da sociedade portuguesa no século XIX.

O espectáculo de dança chega a Nova Iorque, numa parceria com o Arte Institute, depois de ter tido estreia nacional em janeiro no Theatro Circo de Braga e apresentações em Castelo Branco e Famalicão.

Fernando Duarte e Solange Melo fundaram juntos em 2018 o projeto Dança em Diálogos, através do qual surgiu o espetáculo "Murmúrios de Pedro e Inês" e, um ano depois, "Tudo Quanto Vi – um poema coreográfico para Sophia".  Sabe mais sobre Dança em Diálogos, aqui.

Texto de Lusa e Carolina Franco
Fotografia disponível via Theatro Circo

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

MAIS ARTIGOS DE Notícias, DESTAQUE

Destaque Últimas 15.Mai.2021

"Os Quatro e Meia" pisam o Estádio Cidade de Coimbra para o maior concerto da sua carreira

A banda Os Quatro e Meia tem concerto agendado no dia 25 de junho de 2022, no Estádio Cidade de Coimbra, um dos maiores recintos do país. Os bilhetes para…

Reportagens 15.Mai.2021

Plantas em casa: moda, ou (re)aproximação à natureza?

Ajudam a reduzir a ansiedade e o stress, aproximam-nos da natureza e são pedagógicas. As plantas fazem, cada vez mais, parte das casas e do dia a dia de muitos…

Notícias 15.Mai.2021

Museus celebram Dia Internacional dos Museus com mais de 400 atividades em todo o país

No dia 18 de maio celebra-se o Dia Internacional dos Museus. Em Portugal, 70 entidades de 38 concelhos celebram este dia com mais de 400 atividades, sob o tema da…

Mais 15.Mai.2021

Manual de Sobrevivência: Cis-tema que mata

*Esta é uma crónica da Sara Barros Leitão, inicialmente publicada na Revista Gerador de fevereiro. No dia em que escrevo esta crónica foi encontrado o corpo de uma mulher na praia de…

Gargantas soltas 15.Mai.2021

Chelas é o Sítio

É a segunda vez que uso esta plataforma para apresentar um projeto em que estou envolvido, peço imensas desculpas, mas a grandeza dos mesmos não me deixa outro caminho, isto…

Entrevistas 15.Mai.2021

João Não: a poesia cantada da “Terra-mãe” dá voz à nova liberdade artística

A cabeça pouco pousa no chão. Os pensamentos vagueiam lá no alto, à espera de serem sugados para a terra, durante um qualquer processo artístico. A escrita de canções foi…

{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
X
X
Partilhar
Copy link
Powered by Social Snap