Este ano o festival “Bairro Intendente em Festa”, sob o lema “Transformar é o caminho”, alarga o seu trajeto e prolonga-se do Intendente para os bairros Anjos, Pena e Arroios. “Bairro em Festa 2020” é agora o nome do festival que ao longo de sete dias apresenta concertos, espetáculos, cinema, exposições, ateliers e debates.

De 17 a 23 de agosto, são vários os concertos, que decorrem no Quartel da GNR, na Rua Jacinta Marto. Também as exposições patentes ao longo do festival vão estar disponíveis entre o Quartel da GNR e o Largo do Intendente; já à semelhança dos anos anteriores, os “Recantos Performativos” espalham-se pelas ruas dos bairros, ocupando diversos espaços culturais. Não poderia ainda faltar o habitual ciclo de debates “Agora: Recriar a Cidade”, que vai acontecer na Praça das Novas Nações (Anjos).

Entres os músicos convidados para participar nesta edição do “Bairro em Festa” estão Pedro Salvador e Madalena Victorino com “Companhia Limitada: o Concerto”, Filipe Sambado, António Zambujo e Jon Luz e Ayom. No campo das artes visuais, vai ser possível visitar a exposição “Do Largo, ou do tirar pelo Natural” , do fotógrafo João Tuna e ainda exposições de Lígia Fernandes e de Micaela Jarast. Mas os artistas convidados não se ficam por aqui, estando entre muitos outros Alice Duarte e Marta Jardim, Ana Vilela da Costa, Beniko Tanaka e Claudio Hochman, Diana de Sousa e Keli Freitas.

Este ano a organização introduz uma novidade especial, convidando-o a “transformar-se no espectador de uma performance privada e memorável” à boleia de um Tuk Tuk. Ao todo são quatro os momentos musicais, em quatro recantos secretos.

Neste festival os mais pequenos não ficam esquecidos, com atividades, espetáculos e workshops enquadrados nas Festinhas no Bairro, que decorrem na Escola EB1 N.º 1 da Pena.

Apesar do cenário pandémico vivido, a organização do festival não baixou os braços e decidiu desde cedo que “cancelar não era uma hipótese”. Afirmam, em comunicado, que “este evento sempre deu particular atenção às pessoas em situações de vulnerabilidade, independentemente da origem dessa condição: discriminação social, isolamento, racismo”, pelo que este ano não poderia ser diferente. Assim, fez-lhes “sentido focar também nos que vivem e dependem de um dos setores mais afetados por esta crise: a Cultura”. Foi também a pensar neles, “em todos os artistas, técnicos, produtores e outros profissionais do espetáculo” que não pararam.

O “Bairro em Festa” é uma iniciativa cultural co-promovida pelo LARGO Residências , Câmara Municipal de Lisboa , EGEAC e Junta de Freguesia de Arroios , em parceria com a Rede Local de Parceiros socioculturais em torno do Eixo Almirante Reis (Intendente, Anjos, Pena e Arroios).

Consulte o programa completo aqui.

Texto de Bárbara Dixe Ramos
Fotografia de Ivo Rodrigues

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.