Art(e)facts, a Bienal de Conhecimento que integra a área de Arquitetura e Território de Guarda 2027 – Região Candidata Capital Europeia da Cultura, convida artistas, arquitetos e designers a criarem projetos para serem produzidos em residências com artesãos do Fundão, Guarda e Manteigas. Até 19 de março, às 23h59, está aberta a convocatória internacional que irá premiar dois projetos com até 6 mil euros para honorários e produção.

De acordo com o comunicado de imprensa, o intuito prende-se na motivação de colaborações entre artistas e artesãos na constituição de um património contemporâneo de obras artísticas, “de carater efémero e perene, que privilegiem a valorização do território e a reinterpretação dos saberes tradicionais”.

O regulamento pode ser consultado e até dia 1 de março podem ser pedidos esclarecimentos.

A Candidatura da “Guarda a Região Europeia da Cultura 2027” é um projeto regional, participado por 17 Municípios, que pretende desenvolver a Beira Interior a partir da sua dimensão cultural. A candidatura terá a direção executiva do arquiteto e curador Pedro Gadanho, que deseja pensar o futuro do nosso interior, tomando a criação de uma programação de dimensão europeia para o ano de 2027 como ponto de partida e “O Apelo do Interior” como mote.

Local: Online;

Horário: De 19 de fevereiro a 19 de março, às 23h59

Preço: Não aplicável.

Fotografia da cortesia de Art(e)facts