fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Bienal de Lubumbashi redefine cartografia do mundo com obras de Grada Kilomba e Mónica de Miranda

Decorre até ao dia 24 de novembro a sexta Bienal de Lubumbashi, na República do…

Texto de Carolina Franco

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Decorre até ao dia 24 de novembro a sexta Bienal de Lubumbashi, na República do Congo. Lá Bruno Leitão, co-fundador e diretor curadoria do Hangar, e Paula Nascimento, co-fundadora do estúdio Beyond Entropy Africa, apresentam Taxidermy of the Future, um programa de vídeo que reúne trabalhos de Grada Kilomba, Kiluanji Kia Henda e Mónica de Miranda.

"Illusions Vol. I, Narcissus and Echo” (2017) de Grada Kilomba, “Havemos de Voltar” (2017) de Kiluanji Kia Henda e “Beauty” (2017) de Mónica de Miranda compõem a programação de vídeo pensada por Bruno Leitão e Paula Nascimento e, de acordo com o comunicado de imprensa, “têm em comum a dissecação de fantasmas persistentes nas sociedades europeias e africanas, desde os mitos greco-latinos ao período colonial”.

Grada Kilomba trabalha a descolonização do pensamento e foi a protagonista do artigo "Nas Bocas do Mundo" da Revista Gerador 26

“Testemunhos vivos da atual vitalidade da criação angolana e as suas diásporas”, os três artistas são naturais de Angola e Portugal e exploram no seu trabalho temas fragrantes da contemporaneidade, que se prendem com o pós-colonialismo e as memórias que nele ainda habitam. Os seus vídeos que integram Taxidermy of The Future são exibidos diariamente no Institut Français / Halle de L’Etoile. 

Além de Taxidermy of The Future a bienal, cujo mote é “Futuras Genealogias, Contos da Linha do Equador” e curadoria é assinada por Sandrine Colard, conta ainda com a participação de outros artistas portugueses e angolanos como Filipa César, com o Coletivo Cadjigue — em que se junta a Milena Iocha e Marinho Pina — e Délio Jasse

Podes saber mais sobre a Bienal de Lubumbashi, aqui

"Beauty" de Mónica de Miranda / cortesia da artista

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Abril 2024

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

9 Abril 2024

Fernando Dacosta: “Baixou-se o nível das coisas que fomenta a infantilização das pessoas”

3 Abril 2024

Festival Bons Sons convida o público a viver a aldeia em toda a sua diversidade

2 Abril 2024

Mariana Vieira da Silva: Marcelo “será visto como alguém que contribuiu para a instabilidade”

26 Março 2024

Diana Andringa: “o jornalismo está a colaborar na criação de sociedades antidemocráticas”

19 Março 2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

16 Março 2024

José Pacheco Pereira atribuiu nota 7 à probabilidade de uma guerra na Europa

12 Março 2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

5 Março 2024

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para 7ª edição

29 Fevereiro 2024

50 Abris: diferentes retratos da liberdade precisam de apoio para sair em livro

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0