O Teatro D. Maria II reforça o seu projeto editorial e permite um maior acesso a obras essenciais para a investigação e divulgação do património teatral. Em parceria com a Imprensa Nacional Casa da Moeda e o Teatro Nacional São João, lançou 7 eBooks da coleção Biografias do Teatro Português.

As biografias Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro (vol. 1), Alfredo Cortez (vol. 2), António Pedro (vol. 3), Emília das Neves (vol. 4), Francisco Palha (vol. 7), António Pinheiro (vol. 8) e Abílio de Mattos e Silva (vol. 9) estão agora disponíveis na versão eBook, podendo ser adquiridas no site da Leya e noutras plataformas online. As obras apresentam um custo de 3,99euros.

A coleção de Biografias do Teatro Português, que conta com a coordenação de Maria João Brilhante e Ana Isabel Vasconcelos, consiste num conjunto de 11 obras de divulgação teatral, que têm como objetivo contribuir para um maior conhecimento do teatro português. Promover "a investigação e a publicação de estudos de caráter histórico que tenham as artes do espetáculo como objeto" é um dos seus principais alicerces.

Com 9 volumes publicados até ao momento, 7 dos quais já estão disponíveis nesta iniciativa, a coleção ficará completa até ao final do ano, com a publicação das biografias de João Anastácio Rosa, ator e escultor do século XIX, e João Guedes, ator e encenador.

Com um foco voltado para os séculos XIX e XX, a coleção apresenta um percurso histórico do teatro português, feito a partir da singularidade. O volume 1 é o único que não se dedica apenas a uma personalidade, mas sim à companhia Rey Colaço-Robles Monteiro, que geriu o Teatro Nacional D. Maria II entre 1929 e 1964, tendo desempenhado um papel importante no panorama teatral português o século XX.

Lançada em 2009, Biografias do Teatro Português é uma das coleções pertencentes ao projeto editorial do D. Maria II, que, desde então, conta já com cerca de 90 títulos de edições próprias, coedições e/ou parceria editoriais. Deste projeto fazem ainda parte coleções como Textos de TeatroEstudos ou Biblioteca Básica de Teatro, para além de outras dezenas de publicações que podem ser adquiridas na Livraria do Teatro.


Texto de Patrícia Silva
Fotografia via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.